U.S. Securities and Exchange Commission SEC
Shutterstock

A Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC) está reduzindo sua unidade especializada em fiscalização de criptomoedas, realocando mais de 50 advogados e funcionários que atuavam na regulação de ativos digitais, à medida que o novo cenário sob o governo do Donald Trump começa a se consolidar.

Vários membros da unidade de cripto foram transferidos para diferentes departamentos dentro da agência, de acordo com uma notícia publicada na terça-feira (4) pelo The New York Times, que citou várias fontes anônimas.

Publicidade

Pelo menos um advogado sênior foi removido completamente da divisão de fiscalização — uma decisão que alguns insiders descreveram como uma “despromoção injusta”, segundo o relatório.

A reestruturação da unidade de cripto faz parte dos esforços do governo Trump para reduzir a intervenção estatal no setor. Desde sua campanha presidencial, Trump prometeu limitar a supervisão regulatória sobre o mercado cripto e transformar os EUA em um líder global em ativos digitais.

Leia também: Veja todas as promessas que Trump fez sobre Bitcoin e criptomoedas

Embora a SEC ainda não tenha respondido aos pedidos de comentário do Decrypt sobre a reestruturação, a comissária Hester Peirce, que agora lidera a recém-formada força-tarefa de cripto da agência, já sinalizou uma mudança significativa nas prioridades regulatórias.

Peirce, defensora de diretrizes mais claras para o setor, criticou a abordagem anterior da SEC em um comunicado na terça-feira, chamando-a de “marcada por imprecisão legal e inviabilidade comercial”.

Publicidade

Conhecida no setor como “Crypto Mom”, Peirce comparou o tratamento da SEC aos ativos digitais a “um carro desgovernado na estrada” e prometeu implementar um modelo mais equilibrado.

A realocação de funcionários também levanta dúvidas sobre os processos em andamento da SEC contra grandes empresas do setor, incluindo a gigante Coinbase. A agência processou a exchange em 2023, alegando que ela operava como uma plataforma de valores mobiliários não registrada.

Esse caso se tornou um teste crucial para a tese do ex-presidente da SEC, Gary Gensler, de que a maioria das criptos deveria ser classificada como valor mobiliário.

Durante o mandato de Gensler, diversos líderes do setor criticaram a SEC, acusando a agência de tentar “eliminar ilegalmente” a indústria cripto enquanto se recusava a fornecer diretrizes regulatórias claras.

Publicidade

A reformulação da SEC é apenas uma parte do esforço mais amplo da administração Trump para redefinir as regras do setor.

No mês passado, a agência revogou o Staff Accounting Bulletin No. 121 (SAB121), uma política controversa que obrigava empresas a tratarem criptoativos mantidos para clientes como passivos contábeis.

Críticos, incluindo Peirce, argumentaram que a regra impunha um ônus desproporcional aos bancos e os afastava do mercado de ativos digitais.

Em uma de suas primeiras ordens executivas, Trump criou um grupo de trabalho presidencial para formular políticas sobre cripto e proibiu a criação de uma moeda digital de banco central (CBDC), rejeitando claramente a ideia de um “dólar digital” emitido pelo governo.

* Traduzido e editado com autorização do Decrypt.

VOCÊ PODE GOSTAR
ilutração do game telegram Trump's Empire

Guia de dicas do jogo “Trump’s Empire” no Telegram: como ganhar mais criptomoedas no airdrop

Crescente em popularidade no Telegram, game “Trump’s Empire” recompensará os jogadores com um airdrop de criptomoedas
Microstrategy, Michael Saylor, bitcoin, hold, hodle

MicroStrategy está arrecadando R$ 3,4 bilhões para comprar ainda mais Bitcoin

A empresa de software MicroStrategy emitirá novas ações para levantar fundos e aumentar seu tesouro de Bitcoin, que já soma US$ 48 bilhões
Imagem da matéria: Bitcoin Students Network lança "Layer Zero" para empoderar jovens ao redor do mundo

Bitcoin Students Network lança “Layer Zero” para empoderar jovens ao redor do mundo

Voltado para estudantes de graduação, o programa tem como objetivo trazer mais jovens para a comunidade do Bitcoin
Donald trump é fotografo sorrindo em evento

“Menos do que o esperado, mas não pouco”: o impacto dos primeiros dias de Trump no setor cripto

Donald Trump prometeu ser o melhor amigo das criptomoedas ao chegar na Casa Branca e sua primeira semana mostra que falava sério