Changpeng "CZ" Zhao, CEO da Binance
Changpeng “CZ” Zhao, CEO da Binance (Foto: Piaras Ó Mídheach/Web Summit)

O ex-CEO da Binance, Changpeng “CZ” Zhao, afirmou que não recusaria ser perdoado pelo presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, apesar de não querer voltar ao cargo de CEO da corretora de criptomoedas.

CZ se declarou culpado das acusações de lavagem de dinheiro no ano passado, concordando em renunciar ao cargo de CEO e recebendo uma proibição vitalícia de “gerenciar ou operar” a Binance. Ele foi libertado em setembro após cumprir quatro meses de prisão e desde então se dedicou a investir em inteligência artificial (IA).

Publicidade

Nos EUA, o presidente tem o poder de perdoar indivíduos condenados por crimes, algo conhecido como “perdão presidencial”. Isso efetivamente apaga a punição do histórico da pessoa, o que, nesse caso, permitiria que CZ retornasse como CEO da Binance.

No domingo, o presidente Joe Biden perdoou seu filho, Hunter Biden. Este havia se declarado culpado de acusações fiscais e de porte de armas no início do ano e aguardava a sentença. Em resposta, começaram discussões sobre a possibilidade de CZ também ser perdoado.

“O presidente Donald Trump deveria considerar perdoar CZ para que ele possa voltar a ser o CEO da Binance e ajudar a amadurecer a indústria de criptomoedas”, escreveu John Lilic, cofundador da corretora centralizada TelosX, no Twitter. “Ele também é uma vítima de perseguição legal.”

“[Eu] não desejo voltar a ser CEO”, respondeu CZ. “Mas [eu] definitivamente não recusaria um perdão.”

Em reação à notícia de que Biden havia perdoado seu filho, CZ brincou ao retuitar a mensagem com um emoji de olhos atentos. As respostas ao tweet do ex-CEO estão cheias de pessoas pedindo que ele seja o próximo a ser perdoado. CZ respondeu a algumas delas com risadas.

Publicidade

A maioria das pessoas está buscando que Donald Trump conceda o perdão ao fundador da Binance, em vez de Joe Biden. Isso porque o republicano tem uma postura pró-criptomoedas, prometendo transformar a regulamentação do setor.

Trump prometeu acabar com a “repressão às criptomoedas”, substituindo-a por regulamentações mais amigáveis, além de criar uma reserva estratégica de Bitcoin e dominar a indústria de mineração da criptomoeda.

Antes de garantir a reeleição, o candidato republicano prometeu perdoar Ross Ulbricht, fundador do Silk Road, que está atualmente em seu 12º ano de prisão, em uma postagem no Truth Social. Alguns entusiastas de criptomoedas consideraram isso um movimento positivo, enquanto outros foram mais céticos. No entanto, perdoar CZ provavelmente seria um movimento mais popular relacionado a criptomoedas para Trump iniciar.

*Traduzido com autorização do Decrypt.

  • Com Staking de Solana, você pode ganhar até 4,45% ao ano* + a valorização do ativo no longo prazo. Tenha renda passiva em cripto e receba recompensas a cada 3 dias. Abra sua conta no MB e comece já! *Consulte condições.
VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: Banco Central irá lançar consulta para regular operações de câmbio com criptomoedas

Banco Central irá lançar consulta para regular operações de câmbio com criptomoedas

Banco Central sinaliza a intenção de aumentar o controle sobre remessas internacionais por meio de stablecoins atreladas ao dólar
Celular mostra logotipo da memecoin BONK

Devs da Solana ficam milionários com BONK 2 anos após airdrop

Desenvolvedores da LamportDAO receberam bilhões de BONK no natal de 2022, ajudando alguns a pagar o aluguel e outros a enriquecer
Imagem da matéria: Brasil, Polônia e EUA: Veja os países que consideram criar reservas de Bitcoin

Brasil, Polônia e EUA: Veja os países que consideram criar reservas de Bitcoin

Com o Bitcoin se aproximando da marca de US$ 100 mil, alguns países estão considerando a criação de uma reserva estratégica nacional da criptomoeda
moeda de bitcoin com logo da apple no fundo

Apple admite bug que deixa usuários de criptomoedas expostos; veja o que fazer

A Apple tomou conhecimento de uma falha de segurança que pode permitir que hackers assumam o controle do iPhone ou iPad de um usuário se ele visitar um site nocivo