Imagem da matéria: Pump.Fun remove lives após onda de conteúdos ilícitos de criadores de memecoins
Foto: Shutterstock

A Pump.fun, proeminente plataforma de lançamento de tokens baseada em Solana, disse na segunda-feira (25) que “pausou” o recurso de transmissão ao vivo em sua plataforma, que permitia aos usuários transmitir um feed de vídeo juntamente com a criação de uma memecoin.

Os tokens que utilizavam o recurso de transmissão ao vivo não podem mais ser encontrados em uma categoria usando o menu suspenso na página inicial do Pump.fun e não têm mais um feed de vídeo incorporado em suas respectivas páginas da Pump.fun. Depois que o recurso desapareceu, a empresa confirmou que ele foi removido por motivos de segurança pública.

Publicidade

“Para garantir a segurança absoluta de nossos usuários, interromperemos a funcionalidade de transmissão ao vivo no site por um período indefinido até que a infraestrutura de moderação esteja pronta para lidar com os níveis elevados de atividade”, disse a equipe do site em um comunicado.

O recurso gerou considerável controvérsia e preocupação em toda a comunidade de criptomoedas, com muitos usuários pedindo que o recurso fosse desativado nos últimos dias, pois o conteúdo transmitido ao vivo variava de crueldade contra animais a propostas de automutilação. Algumas figuras notáveis do setor sugeriram que não usariam mais a plataforma se o recurso permanecesse.

O cofundador da Pump.fun, Alon, já havia abordado “preocupações legítimas” sobre o conteúdo da transmissão ao vivo em 22 de novembro, alertando a comunidade via X que “embora defendamos firmemente a liberdade de expressão, é nossa responsabilidade garantir que os usuários não vejam conteúdo claramente repulsivo/perigoso e que os malfeitores não tenham uma plataforma para agir como quiserem”.

A plataforma utiliza uma equipe de moderação de conteúdo para moderar o conteúdo ilícito no site, inclusive “imagens, vídeos, transmissões ao vivo e comentários”.

Publicidade

A Pump.fun já havia sido criticada anteriormente pelo lançamento de seu recurso de vídeo tokenizado, que permitia aos usuários criar uma memecoin usando um vídeo ou arquivo GIF.

A Pump.fun é a maior plataforma de lançamento de tokens baseados em Solana, com uma média de mais de 50 mil novos criptoativos por dia na última semana. O site ajudou a alimentar a explosão das memecoins ao longo de 2024, com vários tokens da plataforma alcançando brevemente as 100 principais criptomoedas por valor de mercado.

*Traduzido por Gustavo Martins com autorização do Decrypt.

  • Com Staking de Solana, você pode ganhar até 4,45% ao ano* + a valorização do ativo no longo prazo. Tenha renda passiva em cripto e receba recompensas a cada 3 dias. Abra sua conta no MB e comece já! *Consulte condições.
VOCÊ PODE GOSTAR
Chill Guy art from Phillip Banks

Chill Guy: meme do TikTok está rendendo milhões a traders de criptomoedas

Só um cara tranquilo? O token que viralizou no TikTok não está mostrando nenhuma tranquilidade, disparando para uma capitalização de mercado de US$ 500 milhões
mulher desesperada sentada em mesa de escritório

Genro é acusado de roubar R$ 12 milhões da sogra para investir em Bitcoin

A mulher de 63 anos assinou contratos sem ler e perdeu toda a herança para o genro
Imagem da matéria: Drex quer trazer simplicidade do mercado cripto para toda população, diz diretor do BC

Drex quer trazer simplicidade do mercado cripto para toda população, diz diretor do BC

Fábio Araújo afirma que objetivo final do Drex é facilitar o acesso a serviços financeiros para a população
Fachada da sede do Banco Central do Brasil

Criptorama reúne BC, CVM e autoridades para discutir economia digital em São Paulo

Com presença de grandes nomes dos setores público e privado, o evento promovido pela ABcripto têm entrada gratuita para o público em geral