Imagem da matéria: Primeiro dia da Satsconf mostra cases de uso e ambiente otimista com Bitcoin 
Imagem criada por Decrypt com uso de IA

O primeiro dia da Satsconf 2024, o maior evento de Bitcoin do Brasil, trouxe especialistas globais para debater tópicos que integram o Bitcoin com questões sociais, como a inclusão econômica em áreas vulneráveis e seu uso como ferramenta de liberdade em contextos de repressão. Além disso, os especialistas discutiram o futuro da criptomoeda no atual cenário de um novo mandato de Donald Trump como presidente dos EUA. 

No primeiro painel do dia, Marcel Pechman, João Grilo, Alexandre Vasarhelyi e Bruno de Gouveia discutiram o Playbook Microstrategy. A sessão enfatizou como a estratégia da MicroStrategy vai além de investimentos tradicionais, oferecendo uma forma inédita de atuação que supera barreiras governamentais e redefine as tesourarias corporativas. Os palestrantes também abordaram o impacto dessa abordagem no mercado de Bitcoin, abrindo novas oportunidades lucrativas além das tradicionais mineradoras, exchanges e custodiantes. 

Publicidade

Na parte da tarde, Felippe Hermes, Preston Pysh, Alexandre Vasarhelyi e Luis Van der Berg discutiram tendências macroeconômicas e estratégias de portfólio em Bitcoin. Os painelistas se mostraram animados com o cenário pós eleição de Donald Trump nos EUA, que tende a fortalecer o ativo, porém para Vasarhelyi, o Bitcoin tem uma dinâmica única, que faz com que fatores externos, como a taxa de juros, por exemplo, não tenha impacto sobre seu valor. Para Luis Van der Berg, o Bitcoin está destinado a ser reserva de valor. 

No painel de economia circular, André Loja, Lorena Almada e Lorena Ortiz contaram como está a adesão do Bitcoin na Ilha da Madeira e Paraguai. Enquanto no primeiro os habitantes da ilha já contam com cerca de 20 estabelecimentos que aceitam a moeda e tem boa adesão de usuários, o segundo sofre com a alta taxa de desbancarização paraguaia, tendo que adotar o letramento financeiro como alternativa para a aceitação. 

Os outros painéis do evento abordaram temas como mineração, privacidade e liberdade. Obi Nwosu, CEO da Fedi, explicou como o Bitcoin tem sido utilizado para ajudar pessoas que vivem em países de regimes autoritários, e citou exemplos de projetos com apoio a refugiados e com comunidades em Uganda.

Além de conteúdos diversos, a Satsconf 2024 teve um espaço com atividades lúdicas para crianças, incentivando o aprendizado sobre Bitcoin de forma acessível e divertida, reforçando o compromisso do evento com a educação e a inclusão social.

* O Portal do Bitcoin é media partner da Satsconf 2024.

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: 21Shares entra na corrida para lançar um ETF de XRP

21Shares entra na corrida para lançar um ETF de XRP

A emissora suíça de ETFs apresentou um formulário S-1 à SEC para lançar um fundo de mercado à vista que acompanha o preço do XRP
Imagem da matéria: Binance queima mais de R$ 5 bilhões em tokens BNB

Binance queima mais de R$ 5 bilhões em tokens BNB

A BNB Chain utiliza um sistema de auto-burn para reduzir gradualmente a oferta total de BNB a 100 milhões de tokens
Homem cavando uma placa de computador com uma picareta - -imagem ao fundo de moeda de bitcoin

Proibições de mineração de Bitcoin podem levar ao aumento das emissões de carbono, dizem especialistas

Um novo artigo afirma que as proibições de mineração de Bitcoin podem ter consequências não intencionais para o meio ambiente
Ilustração do mascote do jogo Hamster Kombat do Telegram pulando entre moedas

Hamster Kombat (HMSTR) atinge menor preço da história com atraso da 2ª temporada

A 2ª temporada do Hamster Kombat não chegou no final de outubro, como esperado, e o token continua caindo