Jack Booth, CEO da TON Society, palestrando
Jack Booth, CEO da TON Society, palestrando (Foto: Reprodução/Decrypt)

O estilo tap-to-earn (toque para ganhar) dominou os jogos de criptomoedas este ano, atraindo centenas de milhões de jogadores por meio de mini apps do Telegram. Como resultado, a The Open Network (TON), a blockchain alinhada ao Telegram na qual a maioria dos jogos tap-to-earn, lançaram seus tokens, disparou em popularidade.

No entanto, o cofundador da TON Society, a organização focada nas operações da comunidade TON, acredita que o tap-to-earn deve ser visto menos como uma mera mecânica de jogo e mais como uma forma eficaz de apresentar produtos aos usuários.

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“O que veremos a seguir são projetos usando a mecânica viral, tap-to-earn, mais como uma estratégia de lançamento”, disse ao Decrypt o cofundador da TON Society, Jack Booth, na recente conferência Zebu Live em Londres. “Eu nunca acreditei que seria um setor inteiro de cripto. É sempre uma estratégia de entrada no mercado.”

Os jogos de toque para ganhar normalmente passam meses em uma “fase de mineração”, onde a progressão no jogo conta para uma fatia de um airdrop futuro. Esse período é normalmente construído em torno de uma jogabilidade simples, mas muitos desses jogos também incentivam os jogadores a interagir com postagens e vídeos de mídia social, convidar outros jogadores e experimentar jogos e projetos parceiros.

Essa “mecânica viral”, como Booth coloca, resultou em projetos que atraíram usuários na casa das centenas de milhões. Hamster Kombat, por exemplo, ostentava mais de 300 milhões de jogadores meses antes de seu airdrop. E Notcoin, o jogo que deu início a toda essa febre, teve o lançamento de token de jogo mais bem-sucedido do ano, atingindo um pico de capitalização de mercado pouco abaixo de US$ 3 bilhões.

O estande da TON Society no Zebu Live exibia aviões de papel em uma homenagem ao logotipo do Telegram (Foto: Ryan S. Gladwin/Decrypt)

“É o que você faz para construir uma comunidade massiva muito, muito rápido, e distribuir seus tokens para o máximo de usuários possível”, Booth explicou no salão de exposição da Zebu Live, enquanto uma frota de aviões de papel passava voando, lançados do estande da conferência da TON Society. “Mas sempre foi sobre: ​​O que você faz depois disso?”

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Alguns jogos tap-to-earn foram relançados em uma nova fase de mineração usando um loop de gameplay similar, embora com uma quantidade menor de tokens para serem conquistados. Enquanto isso, outros como Notcoin têm sido mais criativos, girando em direção a se tornarem hubs para lançar outros jogos e projetos.

Para alguns jogadores, o conceito de uma nova e menos lucrativa fase de mineração os desanima, especialmente depois de receber um airdrop mediano, e outras vezes os projetos simplesmente não são claros o suficiente sobre o que vem a seguir.

Como resultado, muitos tokens tap-to-earn despencam de preço após o airdrop. Essas têm sido dores de crescimento na rápida ascensão dos jogos e aplicativos de criptomoedas do Telegram.

“É aqui que teremos a inovação em TON. Os projetos ficarão muito mais claros sobre o roteiro após o lançamento do token”, disse Booth . “Quando não tivemos clareza, vimos o que acontece: os tokens são punidos durante o airdrop.”

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Booth aponta Blum como um exemplo primordial dessa abordagem em ação. Atualmente, o projeto tem um mini app do Telegram que usa muitas das mecânicas virais de outros jogos tap-to-earn enquanto os criadores trabalham para lançar uma exchange descentralizada (DEX).

Essa estratégia de tap-to-earn levou Blum a ter um canal no Telegram com mais de 31 milhões de assinantes, um canal no YouTube com quase 8,3 milhões de assinantes e um Twitter com 5,5 milhões de seguidores.

Para colocar isso em perspectiva, a exchange centralizada Binance tem menos de 200.000 assinantes no Telegram e pouco mais de 1 milhão de assinantes no YouTube, enquanto a Coinbase tem 6 milhões de seguidores no Twitter — os números para exchanges descentralizadas são significativamente menores.

“Agora, quando eles lançam um produto, no primeiro dia, eles serão a maior DEX do planeta”, sugeriu Booth.

Aos seus olhos, esse é o futuro do tap-to-earn. As empresas utilizarão a mecânica viral para reunir uma grande comunidade antes do lançamento, por meio de um modelo de aquisição de usuários que é menos custoso do que os métodos tradicionais. O tap-to-earn é uma maneira de capturar usuários e criar impulso antes de lançar um produto mais robusto.

Booth disse que conheceu pessoas durante a TON Hackers League da Zebu que estavam construindo projetos baseados no Telegram e implementarão o tap-to-earn durante suas respectivas fases de lançamento. Isso incluiu um bot de negociação de IA e um marketplace gigante como o Fiverr.

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“Esses caras estão implementando mecânicas de tap-to-earn em sua fase de lançamento, porque é isso que vai conseguir usuários para eles”, explicou Booth. “Esse é o próximo passo. Agora temos uma mecânica viral para usar em cada aplicativo que chega à TON. Então, cada aplicativo tem um milhão de usuários para começar, e então cabe ao aplicativo realmente fazer a conversão na rede.”

* Traduzido e editado com autorização do Decrypt.

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