O Diretor Financeiro (CFO) da Flórida, Jimmy Patronis, enviou um pedido ao Conselho de Administração Estadual solicitando um relatório de viabilidade sobre o potencial de investir uma parte dos fundos de aposentadoria do estado em criptomoedas, especificamente Bitcoin.
“O Bitcoin é frequentemente chamado de ‘ouro digital’ e pode ajudar a diversificar o portfólio do estado, além de oferecer uma proteção segura contra a volatilidade de outras grandes classes de ativos”, escreveu Patronis em uma carta na terça-feira (29).
O pedido ocorre quando o Bitcoin atingiu seu nível mais alto em quase cinco meses, impulsionado pelo otimismo do mercado em relação à eleição presidencial dos EUA. Com o ex-presidente Donald Trump prometendo políticas favoráveis às criptomoedas, os traders esperam que os resultados das eleições desencadeiem fortes oscilações nos preços.
Na carta, Patronis fez eco às declarações do ex-presidente Donald Trump em julho na conferência Bitcoin 2024 em Nashville. Na época, Trump propôs a criação de uma reserva nacional de Bitcoin usando ativos digitais apreendidos por meio de ações de aplicação da lei.
“Se eleito, será política da minha administração manter 100% de todos os bitcoins que o governo dos EUA atualmente possui ou adquira no futuro”, disse Trump no evento, acrescentando que esses fundos serviriam como o “núcleo do estoque estratégico nacional de Bitcoin”.
O CFO da Flórida propôs que o SBA considere lançar um Programa Piloto de Investimento em Moeda Digital como parte do Fundo de Crescimento da Flórida para testar a viabilidade das criptomoedas no sistema de pensão da Flórida.
“Este programa pode ser uma combinação perfeita, oferecendo potenciais benefícios que não podemos nos dar ao luxo de ignorar”, acrescentou.
A iniciativa do Fundo de Crescimento da Flórida surge da Lei de Tecnologia e Crescimento da Flórida de 2008. A lei permite que o SBA invista até 1,5% dos ativos do Fundo de Pensão do Sistema de Aposentadoria da Flórida em empresas de tecnologia e crescimento com presença significativa no estado.
Patronis também alinhou sua iniciativa com a legislação do governador da Flórida, Ron DeSantis, que se opõe às Moedas Digitais de Bancos Centrais (CBDC), descrevendo as criptomoedas como o oposto do controle financeiro centralizado.
Leia Também
“A criptomoeda é a antítese de uma moeda central, fornecendo moedas digitais descentralizadas gerenciadas em tecnologia blockchain, não emitidas ou controladas por nenhuma agência governamental”, observou Patronis.
Floripa e criptomoedas
Sob a liderança do governador Ron DeSantis, a Flórida tem mostrado interesse consistente em promover a adoção de criptomoedas. Em 2022, DeSantis propôs permitir que empresas pagassem impostos estaduais em Bitcoin, como parte de seus esforços para posicionar a Flórida como um estado amigável para as criptomoedas.
“Quando gerenciamos as pensões estaduais para bombeiros, professores e policiais, também é essencial priorizar o resultado final e garantir o melhor retorno sobre o investimento para os floridenses. É aí que o potencial de investir em uma criptomoeda, como o Bitcoin, se torna particularmente atraente”, disse Patronis.
A proposta do executivo menciona iniciativas semelhantes em outros estados. Michigan, Wisconsin, Arizona e Jersey City já deram passos para incorporar criptomoedas em seus fundos de pensão.
Wyoming e Nebraska também estabeleceram regulamentações favoráveis às criptomoedas para atrair negócios de blockchain. Patronis destacou que a Flórida deve explorar estratégias semelhantes, solicitando que o SBA conclua o relatório antes da próxima sessão legislativa.
*Traduzido com autorização do Decrypt.
- Com Staking de Solana, você pode ganhar até 4,45% ao ano* + a valorização do ativo no longo prazo. Tenha renda passiva em cripto e receba recompensas a cada 3 dias. Abra sua conta no MB e comece já! *Consulte condições.