Robô android com as mãos na cabeça
Shutterstock

A OpenAI, a criadora do ChatGTP, teve sua conta de notícias no X, antigo Twitter, @OpenAiNewsroom, hackeada na tarde de segunda-feira (23) para promover um golpe de phishing com uma falsa criptomoeda chamada “$OPENAI”.

“Estamos muito felizes em anunciar $OPEANAI: a lacuna entre a IA e a tecnologia blockchain”, dizia o post, segundo o site Tech Crunch. “Todos os usuários do OpenAI são elegíveis para reivindicar uma parte do suprimento inicial do $OPEANAI”, escreveram os invasores.

Publicidade

De acordo com o site, a conta @OpenAiNewsroom havia sido criada há pouco tempo para destacar anúncios relacionados a produtos e políticas da empresa.

A publicação continha um link para um site de phishing projetado para imitar o site legítimo da OpenAI, porém fácil de detectar como fraudulento pelo endereço “token-openai.com”, que não pertence à empresa. 

No site falso, os hackers inseriram um botão para encorajar os usuários a cair no golpe com a mensagem “Reivindique $OPENAI”, cujo próximo passo seria conectar uma carteira de criptomoedas. Ao fazer isso, a vítima corre o risco de ter seus ativos roubados.

(Reprodução/TechCrunch)

Conforme apurou o Portal do Bitcoin, até esta manhã de terça-feira (24) sites com acesso ao X que repercutiram a notícia não revelaram informações oficiais sobre o ocorrido.

Publicidade

Diretora da OpenAI foi alvo

Não é a primeira vez que a OpenAi é alvo de hackers.

Em junho do ano passado, a conta do Twitter de Mira Murati, diretora de tecnologia (CTO) da OpenAI, foi hackeada, impactando potencialmente dezenas de milhares de usuários.

Uma vez com domínio da conta, os hackers aproveitaram o momento para divulgar um suposto airdrop fraudulento de criptomoedas.

  • Com Staking de Solana, você pode ganhar até 4,45% ao ano* + a valorização do ativo no longo prazo. Tenha renda passiva em cripto e receba recompensas a cada 3 dias. Abra sua conta no MB e comece já! *Consulte condições.
VOCÊ PODE GOSTAR
Logo da SEC dos EUA

Manhã Cripto: SEC encerra oficialmente processos contra Kraken e ConsenSys

Agência abandona casos que eram vistos como parte de uma “campanha politicamente motivada e inútil” contra o setor cripto
ilustração de Elon Musk e Donald Trump

Membro do DOGE ligado a Elon Musk já ajudou rede de hackers que roubava criptomoedas, diz Reuters

Edward Coristine gerenciava a DiamondCDN, cuja clientela incluía o grupo criminoso “EGodly”
Imagem da matéria: Vinteum abre inscrições para seminários técnicos gratuitos sobre Bitcoin e Lightning Network

Vinteum abre inscrições para seminários técnicos gratuitos sobre Bitcoin e Lightning Network

Não é necessário ser desenvolvedor para participar — basta curiosidade, vontade de aprender e o compromisso de acompanhar os estudos
Senado, EUA, Projeto de Lei, Elizabeth Warren, bitcoin, criptomoedas, sanções, Rússia, Ucrânia, carteira cripto

Manhã Cripto: Elizabeth Warren chama projeto de lei sobre stablecoins de “golpe” de Trump e Musk

Senadora fez a crítica sobre o projeto de finanças descentralizadas de Trump, chamado World Liberty Financial, que está lançando stablecoin