Imagem da matéria: Vinteum lança programa para capacitar desenvolvedores brasileiros de Bitcoin
Shutterstock

A Vinteum, organização sem fins lucrativos dedicada a impulsionar o desenvolvimento do Bitcoin no Brasil e na América Latina, anuncia o lançamento do Bitcoin Dev Launchpad, um programa gratuito intensivo de três meses para capacitar programadores brasileiros em projetos open-source no ecossistema Bitcoin e Lightning Network.

As inscrições já estão abertas e vão até o dia 2 de outubro. O programa gratuito, que começa no dia 18 de novembro, oferece uma oportunidade para programadores com, no mínimo de 2 anos de experiência, que desejam aprofundar seus conhecimentos e contribuir com o ecossistema Bitcoin.

Publicidade

Ele foi pensado para preparar desenvolvedores que querem trabalhar com projetos de código aberto relacionados ao Bitcoin e à Lightning Network, oferecendo os fundamentos técnicos e teóricos do protocolo e do software do Bitcoin.

Além disso, auxilia na preparação para especificidades da cultura e filosofia de desenvolvimento do ecossistema Bitcoin, e para as particularidades do software livre em geral.

A estrutura do programa inclui aulas, workshops, seminários socráticos, atividades e desafios de programação, além de períodos de estudo individual. Os participantes estarão conectados com mentores renomados de todo o mundo, conforme suas trajetórias individuais.

O Bitcoin Dev Launchpad será liderado por Bruno Garcia, Bitcoin Core Developer e diretor educacional da Vinteum, junto com Edil Medeiros, professor de Engenharia de Computação na Universidade de Brasília, que tem direcionado seus mais recentes esforços de pesquisa e orientação na UnB para o protocolo do Bitcoin.

Publicidade

As inscrições estão abertas até o dia 2 de outubro e podem ser feitas no site da Vinteum em vinteum.org/bdl.

O processo seletivo inclui desafio de programação, entrevista e participação em seminário socrático baseado nas leituras do livro Mastering Bitcoin de Andreas Antonopoulos e David Harding, uma das principais referências sobre os fundamentos técnicos e o funcionamento do Bitcoin.

Os participantes que se destacarem serão selecionados para colaborar em projetos open-source de Bitcoin e receberão remuneração de até 10 mil reais por mês, e podem aplicar para grants da Vinteum ou organizações parceiras como OpenSats e Spiral.

Além das iniciativas educacionais, a Vinteum atualmente financia três desenvolvedores brasileiros em tempo integral, permitindo que eles se dediquem a projetos de Bitcoin open-source, como o Bitcoin Core, o Bitcoin Dev Kit (BDK), o Fedimint, o Rustreexo e o Floresta, por meio de seu programa de grants.

Publicidade

“Os melhores alunos do Bitcoin Dev Launchpad terão a oportunidade de receber bolsas da Vinteum para dedicarem suas carreiras à construção do futuro do Bitcoin, por meio de pesquisa e código,” afirma Lucas Ferreira, diretor executivo da Vinteum.

VOCÊ PODE GOSTAR
ilustração moeda de bitcoin

Manhã Cripto: Bitcoin abre semana com alta de 1,5%, mas segue na faixa dos US$ 55 mil

Bitcoin enfrentou um fim de semana volátil e ainda acumula perdas de 5,7% nos últimos sete dias
donald trump

Trump lança projeto cripto World Liberty Financial; veja detalhes

O projeto planeja vender a maior parte de seus tokens WLFI, mais de 63%, para investidores credenciados nos Estados Unidos
Imagem da matéria: Lightspark quer revolucionar os pagamentos com a Lightning Network do Bitcoin

Lightspark quer revolucionar os pagamentos com a Lightning Network do Bitcoin

A proposta da Lightspark usa o Bitcoin como camada de liquidação para transações, mas sem exigir que os usuários lidem diretamente com a criptomoeda
Ilustração do mascote do jogo Hamster Kombat do Telegram pulando entre moedas

7 dos 10 maiores canais do Telegram são de jogos de criptomoedas

A crescente popularidade do aplicativo de mensagens deve a jogos de ‘toque para ganhar’, como Hamster Kombat, que promovem entretenimento e criptomoedas grátis