Donald Trump, ex-presidente dos EUA e atual candidato dos Republicanos à Casa Branca, fez um tuíte misterioso na manhã desta quinta-feira (29), marcando a conta @worldlibertyfi: a frase “World Liberty Fi”, juntamente com um vídeo. Na sequência, uma publicação da CNBC revelou que a mensagem se referia à mudança do nome da iniciativa “The DeFiant Ones” para “World Liberty Financial”.
Até então, o ‘The DeFiant Ones’ (‘O Desafiante’ em tradução livre) tinha sido promovido por Trump na rede social Truth na semana passada. Na ocasião, a iniciativa havia sido entendida como um projeto DeFi (finanças descentralizadas) vinculado ao “mercado imobiliário digital” ou apenas algo ligado ao metaverso.
No vídeo, Trump diz: “Esta tarde, estou expondo meu plano para garantir que os Estados Unidos sejam a capital cripto do planeta. Eles querem sufocar você. Eles querem te sufocar e te deixar fora dos negócios. Não vamos deixar isso acontecer.”, transcreveu a CNBC, ressaltando a falta de clareza para o termo “eles”.
No dia anterior, o segundo filho mais novo do ex-presidente, Eric Trump, havia comentado sobre a mudança: “Estou animado em anunciar o lançamento do @WorldLibertyFi! Uma nova era nas finanças está aqui”, escreveu.
Contudo, ainda não está claro o que o projeto World Liberty Financial (ou Liberdade Financeira Mundial) faria especificamente e se a plataforma está operacional.
Recentemente, Donald Trump Jr., o filho mais velho do ex-presidente, disse que a família estava trabalhando para desenvolver uma plataforma de criptomoeda que rivalizaria com o sistema bancário tradicional.
Por sua vez, Eric disse ao New York Post que o projeto envolvia imóveis digitais, o que poderia significar tokenizar ativos do mundo real ou se referir à venda de versões digitalizadas de ativos no metaverso.
Leia Também
Tal mistério perdura ainda neste início de tarde de quinta-feira, conforme apurou o site de notícias.
Trump lança novos NFTs
O anúncio da World Liberty Financial ocorre um dia depois de Trump lançar uma nova rodada de seus cards colecionáveis em NFT. A coleção “America First Edition”, que venderá cada token não-fungível a US$ 99, traz artes em que a figura de Trump aparece “dançando e até segurando alguns bitcoins“.
Supostamente com 360 mil cards, esse é, de longe, o maior conjunto de NFTs de Trump. A coleção anterior, lançada em dezembro do ano passado, poderia ter abrangido até 100 mil cartões — embora, no final, pouco mais de 50 mil deles tenham sido vendidos.
Trump, Bitcoin e Kamala
Nos últimos meses, Trump se declarou um defensor veemente do Bitcoin e de outros ativos, tornando as criptomoedas uma possível questão decisiva na próxima eleição. Na conferência Bitcoin 2024 em Nashville, em julho, ele disse que protegerá os direitos dos mineradores americanos e planeja estabelecer um estoque estratégico nacional de Bitcoin se for eleito.
A rival democrata de Trump na corrida, Kamala Harris, ainda não declarou publicamente sua posição sobre o Bitcoin e outras criptomoedas. No entanto, o bilionário e empreendedor Mark Cuban disse que a campanha de Harris entrou em contato com ele com “múltiplas perguntas” sobre criptomoedas, e outras figuras da indústria demonstraram otimismo de que ela será mais aberta às criptomoedas do que Biden.
- Com Staking de Solana, você pode ganhar até 4,45% ao ano* + a valorização do ativo no longo prazo. Tenha renda passiva em cripto e receba recompensas a cada 3 dias. Abra sua conta no MB e comece já! *Consulte condições.