Imagem da matéria: Bitcoin: Bitfinex e Tether estão sob investigação do Departamento de Justiça dos EUA
(Foto: Shutterstock)

O Departamento de Justiça dos EUA (DoJ) está focado na investigação sobre manipulação do mercado de criptomoedas a partir da controversa stablecoin Tether, se ela foi usada para aumentar artificialmente os preços do Bitcoin, reportou a Bloomberg na quarta-feira (20).

Citando fontes anônimas, a reportagem diz que pessoas familiarizadas com o assunto alegam que o DoJ não mede esforços para desvendar questões de uma rede emaranhada envolvendo o Bitcoin a Tether e sua ‘exchange-mãe’, a Bitfinex.

Publicidade

As fontes, segundo site,  alegaram que o Departamento de Justiça está investigando como a Tether emite novos tokens e por que a maioria deles entra no mercado via Bitfinex.

A Bitfinex tem a mesma equipe de gerenciamento que a Tether Ltd., uma empresa sediada em Hong Kong que criou a criptomoeda homônima. O fato é que quando novas moedas chegam ao mercado, elas são lançadas principalmente no Bitfinex.

A investigação segue as alegações feitas em um artigo, em junho deste ano, pelo professor da Universidade do Texas John Griffin e Amin Shams. Eles sugeriram que a negociação em Tether mostra um padrão de sustentação e manipulação do Bitcoin.

Ultimamente, traders e especialistas têm alegado que a ‘moeda estável’ (tradução de stablecoin) está acostumada a comprar Bitcoin em momentos cruciais, quando o seu preço cai expressivamente, diz a reportagem. Esta tese é rejeitada pelo diretor executivo da Tether, JL van der Velde.

Publicidade

Recentemente, citando sua hombridade, a empresa publicou um comunicado que defendia a instituição:

“A Tether Limited está registrada na Rede de Combate a Crimes Financeiros do Departamento do Tesouro dos EUA e mantém os mais altos padrões de procedimentos de AML/CFT (siglas das medidas antilavagem de dinheiro e combate ao financiamento do terrorismo). O USDT no mercado é totalmente garantido por dólares americanos que são depositados com segurança em nossas contas bancárias”.

Provocados pelo Bloomberg, o conselho geral da Bitfinex, assim como advogados externos da exchange e da Tether Ltd., não responderam a telefonemas e e-mails que solicitava informações sobre a suposta ação da DoJ.

No entanto, diz o site, a investigação do Departamento de Justiça segue investigando sobre possíveis desvios de conduta — tanto a Tether Ltd. quanto a Bitfinex receberam intimações no ano passado da Comissão de Negociação de Futuros de Commodities dos EUA (CFTC).

Há também uma dúvida em relação a que ponto chegou as investigações, se estãos sendo consideradas apenas atividades que ocorreram na Bitfinex ou se os executivos do Exchange também são suspeitos de comportamento ilegal, diz o Bloomberg.

Publicidade

Sem um desfecho, porém, nem o DoJ ou a CFTC acusaram alguém de delito e as autoridades podem concluir que nada de ilícito ocorreu.

Nenhum porta-voz do Departamento de Justiça ou da CFTC quis falar sobre o assunto, concluiu o site.

Embora não seja tão conhecido como o Bitcoin, o Tether é amplamente usado pelos traders em negociações com outras criptomoedas, pois ele é mais estável do que a maioria dos criptoativos.

No entanto, a stablecoin permanece fora do sistema bancário tradicional, tornando relativamente fácil a transferência entre diferentes bolsas de criptomoedas.


BitcoinTrade

Baixe agora o aplicativo da melhor plataforma de criptomoedas do Brasil
Cadastre-se e confira todas as novidades da ferramenta, acesse: www.bitcointrade.com.br

VOCÊ PODE GOSTAR
moeda de bitcoin partida ao meio e apoiada em máquina de mineração

Bitcoin conclui 4º halving com sucesso e recompensa de mineradores cai pela metade

Saiba como foi o evento e veja as previsões de preço do Bitcoin daqui para frente
Martelo de juiz

Suposto golpista de criptomoedas que se inspirou no “Lobo de Wall Street” tem prisão revogada

Eduardo Rodrigues havia sido extraditado de Portugal para o Brasil após ser preso com outros suspeitos de um golpe milionário
Galpão usado para mineração em chamas

Mineradora de criptomoedas operada por brasileiro pega fogo no Paraguai

Incêndio ocorreu em um imóvel do bairro Las Carmelitas, em Ciudad del Este
Imagem da matéria: Guia Completo: Como Investir em Runes do Bitcoin

Guia Completo: Como Investir em Runes do Bitcoin

Runes estão dominando a rede do Bitcoin, mas a negociação pode ser complicada. Confira nosso guia para começar.