moeda de bitcoin e bandeira do japão ao fundo
Shutterstock

O Fundo de Investimento de Pensões do Governo do Japão (GPIF), considerado o maior fundo de pensão do mundo com US$ 1,5 trilhão em ativos sob gestão, abriu nesta terça-feira (19) uma consulta pública para receber sugestões de ativos que possam entrar para sua carteira de investimentos. Segundo a entidade, a busca no momento é por ativos de baixa liquidez como Bitcoin, ouro e terras agrícolas.

De acordo com o anúncio, a consulta decorre de um estudo de cinco anos focado na renovação de estratégias de investimento em resposta às mudanças econômicas e sociais e ao rápido desenvolvimento da tecnologia, que prevê a inclusão de ativos “diferentes” dos que já possui sob gestão.

Publicidade

Conforme descreve o GPIF, a procura é por “diversificação e sofisticação da gestão de investimentos e riscos”. A consulta pública vai até o dia 19 de abril.

Os investimentos do GPIF

A carteira atual da entidade é composta por títulos e ações nacionais e estrangeiras, imóveis, infraestrutura e private equity.

Considerando que o Fundo investiga novos ativos para investir há vários anos, o interesse pelo Bitcoin tem sido alavancado por sua alta histórica e pelo interesse institucional nos últimos anos, com destaque para MicroStrategy e Tesla.

Contudo, ressalta a CNBC, os fundos de pensão têm sido muito cautelosos ao investir em criptomoedas devido a natureza volátil desta classe de ativos. Alguns, no entanto, mergulharam de cabeça, com o fundo de pensões da Coreia do Sul que comprou ações da Coinbase no ano passado.

Por se tratar de uma consulta pública, não há indicação de que o GPIF investirá em Bitcoin ou outras criptomoedas. No entanto, em fevereiro deste ano, o governo do Japão propôs uma lei que, se aprovada, permitiria que fundos de investimento detivessem ativos digitais como criptomoedas.

VOCÊ PODE GOSTAR
Moedas de bitcoin empilhadas em formato de torre

Bitcoin pode se recuperar à medida que os investidores de “mãos de papel” fogem, diz Glassnode

Empresa de inteligência on-chain sugere que o mercado poderia estar “trabalhando na formação de um fundo local”
Jovem de 23 anos acusada de roubo de máquinas de mineração de Bitcoin sendo presa pela Polícia Nacional do Paraguai

Polícia prende mulher que vendia máquinas de mineração de Bitcoin roubadas nas ruas do Paraguai

A partir das seis unidades encontradas com a suspeita, os policiais chegaram a outras 374 máquinas roubadas em abril deste ano
moeda de bticoi nsob nota de dólar

Token Runecoin da rede Bitcoin atinge alta histórica antes de listagem na OKX

A exchange centralizada OKX é a mais recente a adotar as Runes, realizando uma campanha de recompensas em Runecoin antes da listagem
Moeda dourada de Bitcoin (BTC) sobre cédulas de cem dólares

Os impactos do halving do Bitcoin e o que ele nos ensina sobre a Economia Global | Opinião

Para o autor, a lei da oferta e da demanda pode impactar o Bitcoin, além de enfatizar a importância da escassez para a inflação