Imagem da matéria: Governo de SP usa blockchain em novo serviço de transferência digital de veículos
Foto: Shutterstock

“Nós apostamos na digitalização”. A fala é do governador de São Paulo, Tarcisio de Freitas, sobre a nova funcionalidade lançada na terça-feira (12) no aplicativo do Poupatempo, que permite ao usuário realizar a Transferência Digital de Veículos (TDV).

A Prodesp, Empresa de Tecnologia do Governo do Estado, publicou um artigo sobre o TDV sem citar o envolvimento de blockchain, a tecnologia que surgiu com o Bitcoin. No entanto, a entidade confirmou para o Portal do Bitcoin que utiliza a tecnologia para disponibilizar o novo serviço de transferência de veículos.

Publicidade

“O sistema desenvolvido em parceria pela Prodesp e o Detran-SP para a TDV no app do Poupatempo conta com tecnologia blockchain”, disse a entidade por e-mail.

De acordo o Prodesp, o processo de transferência digital de veículos é 100% automatizado e inédito no país, sendo São Paulo o primeiro estado brasileiro a oferecer todas as etapas da transferência de veículos totalmente eletrônica, com todas as validações no mesmo acesso.

A função é válida para vendedores e compradores que possuem a conta GOV.BR nos níveis Prata ou Ouro – nesta primeira fase, para transferências de propriedade entre pessoas físicas de veículos que já tenham o CRV-e em formato digital, dentro do território estadual.

O novo formato de transferência digital de veículos também dispensa a ida ao cartório, pois já permite a realização da autenticidade digital, não sendo necessário o reconhecimento de assinaturas por autenticidade.

Publicidade

Além disso, diz o Prodesp, no próprio ambiente do aplicativo, já será possível fazer o pagamento da taxa de transferência via pix, assim como a quitação de eventuais débitos pendentes do veículo, via intermediação da Secretaria da Fazenda e Planejamento no ambiente do aplicativo.

“É indispensável que a gente trilhe esse caminho do governo digital porque é um governo digital que vai dar eficiência, velocidade, transparência, economia de recursos, porque investir em digitalização é investir em eficiência, é economizar recursos, é dar transparência, evitar o descaminho”, comentou o governador de São Paulo no anúncio do novo serviço.

Transferência digital de veículos

Por enquanto, o procedimento será apenas entre pessoas físicas e que já tenham o CRV-e (Certificado de Registro de Veículos) em formato digital. Segundo Tarcísio, o próximo passo na iniciativa beneficiará a transferência entre o cliente e a revendedora.

No site do Detran-SP há um tutorial sobre o TDV e no X, antigo Twitter, a entidade fez uma publicação mostrando o passo a passo de como se registrar no Gov.br e então ter acesso ao serviço no Poupatempo.

VOCÊ PODE GOSTAR
Ilustração da memcoin em Solana Bonk

Como criar uma memecoin em Solana com a Pump.fun

Protocolo viralizou ao permitir a qualquer pessoa criar uma criptomoeda por cerca de R$ 15
CEO do MB Reinlado Rabelo em evento da CVM na USP

“A Bolsa é sim lugar de startups”, diz CEO do Mercado Bitcoin em evento da CVM

Reinaldo Rabelo participou do evento do “Tecnologia e Democratização dos Mercados de Capitais no Brasil”
busto de homem engravatado simulando gesto de pare

CVM proíbe corretora de criptomoedas e forex de captar clientes no Brasil

O órgão determinou, sob multa diária de R$ 1 mil, a imediata suspensão de qualquer oferta pública de valores mobiliários pela Xpoken
Imagem da matéria: Justiça nega pedido de liberdade para PM acusado de vender armas ao "Faraó do Bitcoin"

Justiça nega pedido de liberdade para PM acusado de vender armas ao “Faraó do Bitcoin”

Réu é acusado de ser responsável pela segurança do criador da GAS Consultoria e vender armas para a organização criminosa