Imagem da matéria: "Imagine o aroma": ação da Binance com perfume gera piadas e acusações de sexismo
(Imagem: Divulgação)

Uma campanha publicitária da Binance voltada para o público feminino, centrada no Dia Internacional da Mulher, parece ter saiu pela culatra, com muitos na comunidade de criptomoedas zombando da ação, e outros a ridicularizando como desajeitada e até mesmo sexista.

A campanha, lançada na quarta-feira (6), é centrada em um perfume criado pela equipe de marketing da exchange chamado “CRYPTO”, ou “Eau de Binance”. O perfume foi criado como um meio de trazer mais mulheres para o reino dos ativos digitais, historicamente dominado por homens, de acordo com uma declaração da empresa compartilhada com o Decrypt.

Publicidade

No vídeo compartilhado nas redes sociais ontem, os funcionários da Binance ofereceram amostras do perfume para mulheres em um shopping ao ar livre, a fim de atraí-las para uma conversa mais ampla sobre criptoativos e seu potencial apetite para investir em ativos digitais.

As mulheres entrevistadas no vídeo explicaram sua hesitação em comprar criptomoedas com declarações como: “As mulheres são mais cautelosas” e “Estou curiosa, mas também tenho medo”.

Então, os funcionários da Binance informaram aos clientes do shopping que as primeiras 5 mil mulheres que concluíssem um curso para iniciantes em criptomoedas na Binance Academy receberiam um voucher no valor de US$ 25 em USDT.

A reação ao vídeo no X foi rápida e quase universal.

“Os homens começariam a investir em cripto se ganhassem um martelo para brincar? Bem, adivinhe, é o mesmo para as mulheres”, escreveu Barbara Mahe, cofundadora da NFT Factory de Paris. “Que vergonha, Binance, por fingir que se preocupa com a igualdade de gênero ao criar um anúncio que é tão absurdamente sexista”.

Publicidade

Outros, fazendo referência à gíria comum da Internet popularizada no 4Chan, postaram “Imagine the smell” (imagine o cheiro) para evocar o aroma de um perfume criado para capturar a essência — provavelmente bastante pungente — do trading de criptomoedas.

Outros também acharam que o anúncio parecia estar lamentavelmente fora de contato com a psicologia feminina.

“Nós, mulheres, somos criaturas tão misteriosas”, brincou Nixo.eth, diretora executiva da ETHStaker, em resposta à campanha “Eau de Binance”. “E se pegássemos bolsas Gucci cor-de-rosa como isca, prendêssemos as mulheres [com] grandes redes e depois contássemos a elas sobre a arbitragem CEX-DEX?”, ironizou.

Em seguida, ela propôs sarcasticamente que a Binance considerasse a possibilidade de estampar absorventes internos com o logotipo da empresa em sua próxima iniciativa de inclusão.

Outros, como a sócia geral da Andreessen Horowitz, Arianna Simpson, simplesmente ridicularizaram o anúncio, considerando-o “idiota”.

Muitos comentários no X sugeriram que a campanha “Eau de Binance” indicava um problema mais amplo na cultura da empresa e que uma contribuição mais significativa para a igualdade de gênero poderia começar com a contratação de mais mulheres internamente na exchange. 

Publicidade

Rachel Conlan, Diretora de Marketing da Binance, defendeu os motivos da campanha e rejeitou os argumentos de que o foco no perfume se referia a qualquer estereótipo relacionado a gênero.

“Nossa intenção com a campanha era fazer uma proeza para estimular o diálogo sobre a diferença de gênero no setor cripto e incentivar mais mulheres a explorar esse espaço”, disse Conlan ao Decrypt. “E fizemos isso não por usar um perfume como marketing, que é universal e usado por todos os gêneros, mas sendo deliberadamente ousados e irreverentes em nossa abordagem para enviar uma mensagem.”

*Traduzido por Gustavo Martins com autorização do Decrypt.

VOCÊ PODE GOSTAR
Estátua da justiça e martelo de juiz à frente de bandeira do Canadá

Canadá multa Binance em R$ 22,5 milhões por violar as leis de combate à lavagem de dinheiro 

Agência do governo menciona falta de registro e ausência de relatório de transações enquanto corretora operou no país
comprimidos de ecstasy Polícia SP

Polícia apreende ‘balas’ de ecstasy com símbolo de Bitcoin durante prisão

Ocorrência no litoral de SP culminou em prisão em flagrante por tráfico de drogas
Ministro Zhaslan Madiyev ex-gerente Binance Cazaquistão

Gerente da Binance é nomeado ministro de Desenvolvimento Digital no Cazaquistão

Depois de passagens por bancos e órgãos do governo cazaquistanês, Zhaslan Madiyev ocupa agora o maior cargo do Ministério de Desenvolvimento Digital, Inovações e Indústria Aeroespacial
Imagem da matéria: Investidores do token do Santos ganham R$ 6 milhões com transferência de Neymar

Investidores do token do Santos ganham R$ 6 milhões com transferência de Neymar

Compensação ligada ao mecanismo de solidariedade da FIFA é atribuída ainda à chegada do jogador ao clube Al Hilal