Imagem da matéria: Dencun: Saiba tudo sobre a nova atualização do Ethereum e suas melhorias
Foto: Shutterstock

A rede de testes Goerli, da blockchain Ethereum, passou no início desta quarta-feira (17) pela instalação da atualização Dencun, que irá ampliar as possibilidades de escalar o ecossistema da segunda maior criptomoeda do mercado. O teste foi bem-sucedido, mas com diversos pontos de atenção, ressaltou Rony Szuster, analista de criptoativos do Research MB, em entrevista ao Portal do Bitcoin

O procedimento de hoje teve como um dos objetivos implementar o EIP (Proposta de Aprimoramento do Ethereum) 4844, que cria os “blobs”: um novo tipo de transação que é mais eficiente no armazenamento de dados. Também estão dentro desse pacote de atualizações os EIPs 1153, 4788, 5656, 6780 (veja abaixo o que cada proposta busca alterar na blockchain). 

Publicidade

“A atualização foi bem-sucedida, no sentido que começaram a gerar os blobs. As transações criadas estavam vazias, mas quanto a isso está tudo bem, pois não tinha ainda uma segunda camada nesta rede teste adaptada para usar as novas funcionalidades. Mesmo assim, é algo que deveria ser testado”, disse Szuster. 

Como pontos de atenção, o especialista ressalta que vários membros da rede tiveram problemas para sincronizar e que o índice de participação dos nós da rede foi de 80% em média, o que é um nível baixo para testes tão importantes. 

Porém, o que mais alertou Szuster foi o fato de a implementação do Dencun ter gerado um fork na rede. O pesquisador afirma que essa divisão na rede foi provavelmente causada por problemas com alguns clients dos nós, principalmente com o Prysm. 

“Isso é horrível e deixa claro os problemas nos membros da rede. Tudo bem que é uma rede de testes, que está para ser deprecada, então realmente os validadores não tem muita paciência de ficar atualizando os nós e participando. Mas o fato de ter ocorrido um fork é no mínimo preocupante e no máximo quer dizer que esse teste não serviu para nada”, afirma Szuster. 

Publicidade

O especialista aponta que o fato de os blobs terem sido gerados é uma boa notícia, por mostrar que a parte técnica da atualização está correta. Agora, o próximo passo é esperar até o dia 30 deste mês, quando a implementação será feita na Sepolia, a principal rede de testes do Ethereum. 

Lista de EIPs da Dencun

  • EIP-4844 (Proto-Danksharding): Abre caminho para a implementação completa do Danksharding, um passo à frente na jornada de escalabilidade do Ethereum.
  • EIP-1153: Visa economizar nos custos de armazenamento de dados on-chain, utilizando eficientemente o espaço do bloco.
  • EIP-4788: Busca reforçar a arquitetura de pontes cross-chain e pools de staking, melhorando segurança e funcionalidade.
  • EIP-5656: Propõe modificações sutis, porém significativas, no Ethereum Virtual Machine (EVM) para melhor desempenho.
  • EIP-6780: Defende a depreciação da função SELFDESTRUCT, eliminando assim a capacidade dos smart contracts serem terminados através deste código.

Quer ganhar mais com Ethereum? Abra sua conta no Mercado Bitcoin, a corretora mais segura do Brasil, e comece a fazer staking agora mesmo

VOCÊ PODE GOSTAR
Vitalik Buterin na ETH Taipei 2024. Foto: Rug Radio

Como o fundador do Ethereum, Vitalik Buterin, mantém suas criptomoedas seguras

“Descentralize sua própria segurança”, diz Buterin – mas ele não usa uma cold wallet para suas próprias criptomoedas
Ilustração de correntes ilustradas com pequenos zeros e uns

Projeto para soluções do sistema carcerário via blockchain vence hackathon na Ethereum Rio

Freedom Chains visa que todo tipo de comportamento do preso seja registrado on chain para evitar corrupção ou injustiças
dupla de homens sendo presa

Irmãos são presos por roubo de R$ 130 milhões em ataque de 12 segundos na rede Ethereum

O procurador americano Damian Williams disse que “este suposto esquema era novo e nunca havia sido acusado antes”
Foco em uma moeda dourada de Ethereum (ETH)

ETFs de Ethereum: aqui estão todas as solicitações aguardando aprovação da SEC

O prazo de decisão da SEC para os produtos propostos com Ethereum varia de final de maio a início de agosto