O número de desenvolvedores ativos de código aberto em projetos de criptomoedas atingiu seu ponto mais baixo desde 2020, de acordo com as empresas de venture capital Web3, Andreessen Horowitz (a16z) e Electric Capital.
Dados do primeiro Escala do Setor Cripto mostra que a quantidade de devs na área de criptomoedas diminuiu quase pela metade em relação ao seu pico no ano passado, passando de 36.500 desenvolvedores ativos em janeiro de 2022 para apenas 19.630 em setembro de 2023.
A última vez que a quantidade de devs ficou abaixo desse nível foi perto do início da alta do mercado cripto em dezembro de 2020, ostentando cerca de 18.100 desenvolvedores na época, antes de subir ao lado do mercado de ativos digitais.
Paul Cafiero, parceiro de comunicação da a16z Crypto, confirmou que os dados são precisos. No entanto, o CTO, Eddy Lazzarin, afirmou no Twitter que o número exibido pode não contar toda a história.
“Para rastrear desenvolvedores ativos no setor cripto, usamos o popular ecosystems project da Electric Capital para identificar repositórios Github relacionados a projetos cripto”, Lazzarin explicou no Twitter. A ferramenta rastreia efetivamente repositórios focados em projetos cripto no site e o número de desenvolvedores ativos que trabalham com cada um.
“Estamos curiosos para saber quanto devs cripto estão trabalhando em projetos que não estão nos repositórios de infra de código aberto refletidos neste material”, disse ele.
“O desenvolvimento de código aberto” é a atividade de escrever o código-fonte de uma tecnologia com o código que está facilmente disponível para qualquer pessoa ver e pode ser distribuído gratuitamente. Os fundadores de projetos cripto geralmente priorizam o código aberto com o objetivo de trabalhar a descentralização e a confiabilidade, em vez de reivindicá-los como propriedade intelectual.
Leia Também
Embora o próprio mercado cripto também possa ter impactado a contagem de desenvolvedores, a empresa suspeita que um número maior de devs esteja entrando na camada de aplicação cripto. A indicação é que o número está aumentando, mas é muito mais difícil de acompanhar individualmente, dev-por-dev.
O CTO citou projetos financiados pela a16z, como o Blackbird, o Story Protocol, o Proof of Play e o IYK, que estão todos “trabalhando principalmente na camada de aplicativos em repositórios privados.”
De fato, outros dados podem sugerir que o desenvolvimento cripto em geral ainda está subindo. A a16z também rastreia downloads de bibliotecas de desenvolvedores cripto, que atingiram um recorde histórico no mês passado.
“Isso reflete mais a quantidade de atividade em oposição ao número de pessoas que trabalham”, disse um porta-voz da a16z ao Decrypt. O representante explicou que esta pode ser uma medida melhor de quanto desenvolvimento está realmente acontecendo em comparação com uma simples contagem de desenvolvedores.
“Um desses devs poderia estar apenas fazendo um commit, e outro poderia estar trabalhando em tempo integral no projeto, e eles são contados da mesma forma”, disse ele.
*Traduzido por Gustavo Martins com autorização do Decrypt.
- Quer desvendar os mistérios do Bitcoin? Adquira “O Livro de Satoshi”, um compilado de escritos e insights de Satoshi Nakamoto