logo da empresa de criptomoedas celsius vermelho com chamas de fogo
Shutterstock

Roni Cohen-Pavon, um ex-executivo da falida plataforma de empréstimos de criptomoedas Celsius Network, se declarou culpado de quatro acusações criminais, de acordo com documentos judiciais compartilhados pelo Inner City Press. 

Cohen-Pavon, 36 anos, cumprirá uma pena máxima combinada de 65 anos de prisão por acusações relacionadas à manipulação de mercado com o título CEL e fraude eletrônica. Além de sua sentença de prisão, Cohen-Pavon será obrigado a fazer restituição em um valor a ser especificado pelo tribunal. 

Publicidade

A data de leitura de sentença está marcada para 11 de dezembro de 2024 perante o juiz federal dos Estados Unidos, John Koeltl, em Manhattan. Ele permanecerá em liberdade sob fiança até esse momento.

Cohen-Pavon fecha acordo com promotores

De acordo com documentos judiciais compartilhados pela Reuters, o Escritório do Procurador dos Estados Unidos para o Distrito Sul de Nova York aceitou a declaração de culpa de Cohen-Pavon.

O procurador dos EUA também chegou a um acordo com Cohen-Pavon para sua cooperação no caso contra Alex Mashinsky, o ex-CEO da Celsius, com o entendimento de que nenhum depoimento ou outra informação fornecida pelo réu será usada contra ele em qualquer processo fiscal criminal. Os promotores podem recomendar que o juiz Koeltl leve em consideração a colaboração de Cohen-Pavon durante sua sentença.

Cohen-Pavon atuou como diretor-chefe de receita na Celsius e, segundo relatos, recebeu cerca de US$ 3,6 milhões em pagamentos da empresa. Ele foi preso em 13 de julho como acusado no caso entre a SEC dos EUA, a CFTC e a FTC contra Alex Mahinsky, sob acusações relacionadas à manipulação de mercado, fraude de títulos e fraude eletrônica.

* Traduzido e editado com autorização do Decrypt.

VOCÊ PODE GOSTAR
Arte mostra imagem do espaço mirando a Terra envolta a uma rede de sinais holográficos

Protocolos de ativos do mundo real (RWA) ultrapassam US$ 10 bilhões em meio ao boom da tokenização

Total está distribuído entre 79 plataformas DeFi, sendo que os três principais protocolos de RWA representam 36% desse valor total bloqueado
martelo de juiz e criptomoedas sobre mesa

EUA: Gigantes das criptomoedas pedem clareza ao Congresso sobre regras de transmissão de dinheiro

Mais de 30 entidades cripto pediram ao Congresso que solicite ao Departamento de Justiça dos EUA a clarificação de uma questão essencial de fiscalização
Brian Armstrong é fotografado durante evento

EUA: Parlamentar rejeita pedido da Coinbase por stablecoins com rendimento

O presidente do Comitê de Serviços Financeiros, French Hill, afirmou que não há consenso no Congresso para permitir stablecoins que geram juros aos detentores
andrew tate dando entrevista

Modelo por trás da memecoin SISTER processa Andrew Tate por abuso  

A influenciadora acusa Tate de agressão sexual em um episódio “traumático” relacionado a promoções de criptomoedas