De acordo com um post no Medium, escrito pelo economista e trader de bitcoin Tuur Demeester, é possível que o preço do bitcoin tenha encontrado um fundo, mas isso não significa necessariamente que ele está indo para uma nova máxima antes do final do ano.
Demeester argumenta que o mercado precisa de mais tempo para absorver a histórica alta de 36 meses que levou o preço do bitcoin de menos de US$ 250 para um pico de US$ 20.000 em dezembro de 2017.
O economista diz que 2018 provavelmente será lembrado como um ano de dificuldades, uma época em que investidores liquidaram suas participações, reguladores começam a acompanhar a ascensão do ano anterior e a infra-estrutura por trás do mercado continua em desenvolvimento.
Ele baseia este caso em vários fatores, começando com o fato de que a mineração do bitcoin está se tornando cada vez mais competitiva, mesmo enquanto o preço do BTC continua a cair. Ele estima que as mineradoras de bitcoin tiveram uma queda de 90 por cento na rentabilidade desde janeiro e são responsáveis por “uma quantidade significativa” da pressão de venda no mercado.
De acordo com Demeester, embora o interesse institucional tenha tido um grande aumento nos últimos meses, as empresas que se interessaram são principalmente empresas de trading que “estão tão felizes em assumir posições vendidas ou compradas”. Os tipos de firmas que normalmente duram muito em investimentos (pensões, fundos mútuos, etc.) permaneceram firmemente fora do ecossistema da criptomoeda.
As perspectivas técnicas do Bitcoin parecem igualmente fracas. Demeester diz que tanto o Índice de Valor de Rede para Metcalfe (NVM), que mede o valor de uma rede em relação à atividade do usuário, quanto o Relação Valor de Rede para Transações (NVT) sugerem que o bitcoin pode, de fato, ser supervalorizado comparado ao seu estado atual de adoção.
Com base nesta avaliação holística, Demeester – que permanece otimista a longo prazo em relação ao BTC – conclui que o preço do bitcoin é provável, na melhor das hipóteses, a ter um movimento lateral ao longo do restante de 2018 e poderia mesmo reentrar em uma trajetória de baixa antes de se recuperar em 2019 ou nos anos seguintes.
- Acompanhe nossa página no Facebook: fb.com/portaldobitcoin
Compre Bitcoin no Celular
A BitcoinTrade é a melhor plataforma para operar criptomoedas do Brasil.
Compre Bitcoin, Ethereum e Litecoin com segurança e liquidez, diretamente pelo app.
Baixe agora e aproveite, acesse: www.bitcointrade.com.br