Imagem da matéria: Doações em Bitcoin e Ethereum em Mesquita de Londres Superam as Contribuições em Dinheiro Durante Ramadã
(Foto: Shutterstock)

A mesquita turca de Dalston, em Londres, coletou doações no valor aproximado de 14 mil libras em criptomoedas, cerca de 70 mil reais, durante o Ramadã, que encerrou-se em 14 de junho.

De acordo com o site britânico iNews, a arrecadação foi quatro vezes maior do que as doações recebidas em dinheiro, que foram 3.460 libras, aproximadamente 17 mil reais.

Publicidade

De um total de 24 doações em bitcoin e ethereum, um só indivíduo doou 5.200 libras (cerca de 27 mil reais) durante o período de jejum muçulmano.

Ramadã é o nome do nono mês do calendário islâmico, momento em que os muçulmanos celebram a revelação do Corão, o livro sagrado do Islã, ao profeta Maomé.

O presidente da mesquita, Erkin Guney, disse ter ficado muito entusiasmado com o sucesso da iniciativa que foi divulgada há dois meses. Ele também ressaltou que houve muito ceticismo inicialmente.

“Ficamos surpresos quando as doações começaram a fluir. Nós recebemos quatro vezes mais em doações de criptomoedas do que em dinheiro de nossos adoradores durante o Ramadã, e ainda estamos recebendo. É incrível!”, disse Guney ao iNews.

Publicidade

Existem dois tipos de doações na mesquita de Guney, o ‘Sadaqah’, que são as doações voluntárias, e o ‘Zakat’, que é obrigatório para todos os muçulmanos mais afortunados. Eles doam 2,5% de tudo que conquistaram durante o ano. O valores arrecadados são usados na caridade aos mais necessitados da sociedade.

Guney disse que a ideia de aceitar criptomoedas surgiu quando Gurmit Singh, o fundador da Combo Innovation, sugeriu que seria benéfico para a mesquita receber tais doações, já que muitos muçulmanos usavam criptoativos de qualquer forma.

A Combo Innovation e a mesquita criaram, então, as carteiras de Bitcoin e Ethereum. Eles também realizaram uma campanha em seu site para que doações Sadaqah e Zakat fossem feitas em criptomoedas.

O que se tornou mais cômodo ainda, foi que doadores detentores de criptomoedas não tiveram o incômodo de ter que realizar conversão dos criptoativos para libras ou dólares antes de doar, como fizeram aqueles que doaram em dinheiro.

Publicidade

Outro ponto positivo —  e estratégico, é que a mesquita também viu uma oportunidade de receber doações de todo o mundo e instantaneamente, o que é possível com a nova tecnologia.


Compre Bitcoin no Celular

A BitcoinTrade é a melhor plataforma para operar criptomoedas do Brasil.
Compre Bitcoin, Ethereum e Litecoin com segurança e liquidez, diretamente pelo app.
Baixe agora e aproveite, acesse: www.bitcointrade.com.br

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: ETF de Bitcoin da BlackRock bate recorde de entradas ao captar US$ 1,1 bilhão

ETF de Bitcoin da BlackRock bate recorde de entradas ao captar US$ 1,1 bilhão

O IBIT da BlackRock subiu em meio ao momento mais favorável do mercado, com um analista prevendo fluxos de entrada sustentados até a próxima semana
Imagem da matéria: Há 3 anos, Hillary Clinton dizia que Bitcoin ameaçava dólar e iria "desestabilizar nações"

Há 3 anos, Hillary Clinton dizia que Bitcoin ameaçava dólar e iria “desestabilizar nações”

“O que parece ser uma iniciativa bem interessante e exótica tem o potencial de prejudicar o dólar e desestabilizar nações”, disse Clinton
Imagem da matéria: Trump escolhe defensor do Bitcoin para liderar comércio nos EUA

Trump escolhe defensor do Bitcoin para liderar comércio nos EUA

Howard Lutnick é um grande defensor do Bitcoin e sua empresa, Cantor Fitzgerald, é a principal custodiante da Tether
Imagem da matéria: As 4 empresas pioneiras em aceitar Bitcoin como forma de pagamento

As 4 empresas pioneiras em aceitar Bitcoin como forma de pagamento

Após introduzir criptomoedas na Overstock em 2014, o diretor Jonathan Johnson afirmou ser “loucura” que varejistas não aceitem Bitcoin como forma de pagamento