Foto do ex-investigador Russo Marat Tambiev com a bandeira da Rússia ao fundo
O investigador russo Marat Tambiev (Reprodução Kommersant)

Segundo a imprensa russa, o chefe de um departamento de investigações do distrito de Tverskoy na capital russa Moscou, chamado Marat Tambiev, recebeu suborno em Bitcoin (BTC) de um grupo hacker que qual estava investigando. O investigador foi encontrado com 1.032,10 BTC, equivalendo a cerca de R$ 130 milhões na cotação atual conforme o Índice de Preço do Bitcoin (IPB).

A reportagem do jornal Kommersant, publicada no domingo (5), também aponta para este ter sido o maior valor já descoberto em um caso de corrupção na moeda local. Isso porque a quantia equivale a mais de 1,6 bilhão em Rublos russo. O maior valor antes desse caso havia sido de 1,4 bilhão de rublos, envolvendo um ex-policial.

Publicidade

O suposto suborno de Marat Tambiev foi descoberto durante uma busca em seu apartamento em Moscou. Entre outras coisas, segundo o Kommersant, eles encontraram um laptop Apple MacBook Pro em sua posse.

Nele, a atenção dos investigadores foi atraída por uma pasta chamada “Aposentadoria”, que continha a fotografia de uma folha de papel com registros de suas chaves privadas, que permitiam acessar as quantias de 932,10 e 100 BTC.

Os bitcoins, frutos do suposto crime, foram confiscados pelas autoridades locais, que dizem que ele recebeu o pagamento para não confiscar outras moedas roubadas pelo grupo hacker em questão.

A defesa de Tambiev alega que seu cliente é inocente. O caso está nas mãos dos investigadores que seguem coletando evidências que podem incriminar o ex-investigador, agora demitido de seu cargo por não haver declarado a origem do dinheiro encontrado em sua posse.

Publicidade

“Quanto aos hackers que supostamente pagaram o suborno, seu processo criminal por crime de corrupção foi interrompido”, reporta o Kommersant.

VOCÊ PODE GOSTAR
miniaturas de pessoas minerando bitcoin em meio a pedras e folhagens

Renda de mineradores de Bitcoin cai para menor nível após o halving

A receita dos mineradores de Bitcoin caiu mais que a metade na virada de abril para maio
Imagem da matéria: Bitcoin entra em onda de alta e atinge o seu maior preço desde o halving

Bitcoin entra em onda de alta e atinge o seu maior preço desde o halving

Dados do CoinGecko mostram que o Bitcoin subiu cerca de 3% no último dia e no período de uma semana valorizou em 9%
Moedas de Bitcoin sobre mesa espelhada

Análise: o preço do Bitcoin está novamente sendo ditado pela política do Fed

“Análise dos últimos 40 dias revela uma maior alinhamento com as expectativas de taxa de juros para junho”, diz firma de análises CoinShares
Imagem da matéria: '101 Perguntas sobre Bitcoin': Editora Portal do Bitcoin lança livro sobre a criptomoeda mais famosa do mundo

‘101 Perguntas sobre Bitcoin’: Editora Portal do Bitcoin lança livro sobre a criptomoeda mais famosa do mundo

A obra discorre os princípios técnicos da moeda até suas implicações socioeconômicas no contexto atual, de modo a proporcionar um entendimento profundo ao público geral