Imagem da matéria: 10 Coisas que Alguns ''Especialistas" e Jornalistas Erram sobre Bitcoin e Criptomoedas
(Foto: Shutterstock)

Depois de algum tempo estudando sobre bitcoin e criptomoedas, fico surpreso com o tanto de “especialistas” surgindo e propagando fatos completamente errados sobre criptomoedas. Coletando alguns da rede, fiz uma lista dos mais clássicos:

1 – Mineradores utilizam máquinas para cálculos extremamente complexos.

Na verdade, não existe um algoritmo eficiente para a função que os mineradores tem que resolver, o problema do logaritmo discreto. O problema então se torna o de tentar adivinhar números aleatórios, que é umas das coisas mais simples que um computador poderia tentar fazer.

Publicidade

2 – Mineradores validam as transações de bitcoin.

Quem valida as transações são os full-nodes. Os mineradores recebem as transações já validadas e validam o bloco através da prova de trabalho.

3 – Se alguém controla 51% do hashrate, ele controla o Bitcoin.

Não exatamente, mesmo controlando 100% do hashrate ele não consegue transformar transações inválidas em válidas, mas apenas censurar transações, pois ele escolhe quais transações entram no bloco. Entretanto, seria possível fazer ataques de gasto duplo.

4 – Blockchains são mais rápidas, eficientes e baratas que tecnologias centralizadas tradicionais.

Blockchains, em geral, são mais lentas, ineficientes e caras que tecnologias centralizadas tradicionais, tanto para implementar quanto para manter. Suas vantagens geralmente estão relacionadas a descentralização, segurança e transparência.

5 – Blockchains usam criptografia, garantindo privacidade dos dados, se tornando uma ótima forma de proteger dados sigilosos.

A grande maioria das blockchains são completamente públicas para todos e para sempre. O que confunde é a pseudo-privacidade, que é a mera facilidade de criar novos endereços e dificuldade para se descobrir quem possui o que. Entretanto, existem algumas técnicas e algumas poucas blockchains que criam algum nível adicional de privacidade como CoinJoin, Monero e Zcash.

Publicidade

6 – Bitcoin foi feito para ser usado por criminosos pela sua privacidade.

Até agora, todas as pesquisas feitas indicam que grande maioria das pessoas usando criptomoedas não estão envolvidas com crime. O moeda de troca preferida por criminosos continua sendo o dólar, por sua baixíssima rastreabilidade, diferentemente do Bitcoin, que é facilmente rastreável.

7 – Bitcoin vai ficar para trás por estar ultrapassado enquanto várias altcoins desenvolveram features mais avançadas impensáveis pelos pioneiros da tecnologia.

Bitcoin é hoje um dos maiores projetos de tecnologia do mundo e tem a tecnologia mais inovadora e avançada das criptomoedas. Grande parte das features das altcoins foram pensadas e desconsideradas pelos desenvolvedores pioneiros do Bitcoin, ou até antes do Bitcoin.

8 – Smart contracts foi uma inovação do Ethereum.

Na verdade, o cypherpunk Nick Szabo tem o termo descrito em seu glossário de 1994 e cada transação do Bitcoin é considerada um smart contract.

9 – Smart contracts vão tornar os contratos de hoje obsoletos.

Nas palavras de Nick Szabo, smart contract nada mais é do que um conjunto de promessas, incluindo protocolos através dos quais as partes cumprem as outras promessas. Ele funciona muito bem para ativos digitais, mas é limitado pelo mundo digital. Assim como um e-mail não acabou com entregas de produtos pelos correios, smart contracts não acabarão com certas disputas, especialmente as que não envolvem ativos digitais.

Publicidade

10 – Bitcoin foi a primeira criptomoeda.

Mais ou menos. Bitcoin foi a primeira critpomoeda bem sucedida, mas antes houve várias tentativas de criar dinheiro digital que remontam até a década de 80.

VOCÊ PODE GOSTAR
Galpão usado para mineração em chamas

Mineradora de criptomoedas operada por brasileiro pega fogo no Paraguai

Incêndio ocorreu em um imóvel do bairro Las Carmelitas, em Ciudad del Este
Imagem da matéria: Review: Cold Wallet é o primeiro filme "real" sobre criptomoedas

Review: Cold Wallet é o primeiro filme “real” sobre criptomoedas

Após o colapso de uma exchange de criptomoedas, um grupo de redditors sai em busca de recuperar seus fundos do CEO — por qualquer meio necessário
Imagem da matéria: Fed mantém taxa de juros e afeta Bitcoin e Ethereum

Fed mantém taxa de juros e afeta Bitcoin e Ethereum

Banco Central dos EUA manteve taxa de juros de referência em uma faixa-alvo entre 5,25% e 5,5% desde julho do ano passado
Imagem da matéria: DOG: Nova memecoin do Bitcoin bate valor de mercado de R$ 1,7 bi após airdrop

DOG: Nova memecoin do Bitcoin bate valor de mercado de R$ 1,7 bi após airdrop

A DOG•GO•TO•THE•MOON (DOG) foi distribuída via airdrop ontem (24) e logo se tornou o token Runes com maior número de detentores