A plataforma Stronghold lançou um token lastreado em dólares americanos. As reservas da moeda emitida pelo Federal Reserve ficam sob a custódia do banco Prime Trust, com sede em Las Vegas. A Stronghold USD, como é chamada a criptomoeda, é desenvolvida pela IBM Blockchain Platform para soluções corporativas e redes financeiras.
Sean Bennett, CTO e co-fundador da Stronghold, falou para o New York Times sobre a importância do desenvolvimento de redes de blockchain para o mundo corporativo:
O processo de gerenciar e comercializar ativos de qualquer tipo de forma integrada entre moedas digitais e tradicionais precisa evoluir, já que instituições financeiras estão buscando formas de explorar novas categorias de ativos, como criptomoedas. […] Tokens baseados em ativos podem prover acesso ilimitado a todas as moedas, melhorando o tráfego global do dinheiro. Estamos honrados em trabalhar com a IBM para explorar novos meios para usar a Stronghold USD.
A token, entretanto, será usado unicamente para transações business-to-business, entre corporações financeiras e gerenciadores de ativos. A Stronghold USD só deverá ser adquirível para usuários no varejo nos próximos meses.
Jesse Lund, vice-presidente global da IBM, comentou ao jornal nova-iorquino:
[…] a Stronghold USD token tem o potencial de aperfeiçoar a espinha dorsal de operações bancárias internacionais e pagamentos, dando aos bancos um caminho mais fácil para integrar com redes públicas de blockchain sem mudanças significativas na base de sua infraestrutura bancárias.
A IBM também fez parceria com a Universidade de Columbia no intuito de criar um centro voltado para pesquisa, educação e inovação na instituição de ensino, em Nova York. O Centro de Blockchain e Transparência de Dados Columbia-IBM, como é chamado, deverá unir especialistas em ciências, negócios e legislação para explorar usos da tecnologia blockchain.
- Leia também: Mastercard tem uma Nova Patente que Poderia Permitir Transações de Bitcoin em Cartões de Crédito