Imagem da matéria: Elon Musk acredita que inteligência artificial vai "desarmar a humanidade" para trazer paz mundial
Elon Musk (Foto: Reprodução/YouTube)

A inteligência artificial não é tão ruim assim, certo?

Indo contra a ideia de que IA vai causar a “destruição total da humanidade”, Elon Musk ofereceu outra visão: o potencial da IA assumir um papel autodenominado como pacificadora global ou, como ele formulou, tornar-se nossa “babá uber”.

Publicidade

Essa IA hipotética priorizaria a segurança humana assumindo o controle de todos os sistemas de computação e armas da Terra.

“Uma maneira de alcançar a paz mundial é tirar todas as armas dos humanos para que eles não possam mais usá-las”, disse Musk durante uma entrevista com o Wall Street Journal. “Eu não acho que a IA vai tentar destruir toda a humanidade, mas pode nos colocar sob controles rígidos.”

O CEO da SpaceX e da Tesla previu que os primeiros usos sinistros da IA provavelmente serão na tecnologia de armas, alertando para o advento de “guerras de drones” entre nações avançadas com capacidades significativas de IA e drones. Ele também alertou para a desinformação e a interferência eleitoral no curto prazo.

“A caneta é mais poderosa do que a espada, então um dos primeiros lugares em que temos que ter cuidado com a IA sendo usada é nas redes sociais para manipular a opinião pública”, disse Musk.

Uma solução conveniente? Ser verificado no Twitter, ele sugeriu.

Musk acrescentou que, nos próximos dez anos, também poderemos ver o desenvolvimento da Inteligência Geral Artificial (AGI). A “AGI” é como uma IA que pode aprender e executar qualquer tarefa intelectual ao nível de um ser humano. “Indiscutivelmente, estamos no horizonte de eventos do buraco negro que é a super inteligência social”, alertou, referindo-se à AGI.

Publicidade

Ainda assim, existe uma possibilidade mais otimista, o que ele chamou de “cenário benigno” para a AI, em que o custo de vários produtos despencará.

“Em termos de acesso a bens e serviços, acho que a IA estará inaugurando uma era de abundância real”, disse Musk.

Os dias da Doge não acabaram

Embora as opiniões de Musk sobre a IA sejam decididamente mistas, ele continua a expressar senso de humor quando fala sobre criptomoedas.

Quando perguntado sobre sua criptomoeda favorita, ele comentou: “a Dogecoin é o meu tipo de criptomoeda favorita porque tem o melhor humor e cães.”

Publicidade

“Não estou aconselhando ninguém a apostar sua fazenda em Dogecoin”, disse ele, mas acrescentou que “o resultado mais irônico seria que ela se tornasse a moeda global.”

*Traduzido por Gustavo Martins com autorização do Decrypt.

VOCÊ PODE GOSTAR
Desenho de uma caixa sustentada por paraquedas

Friend.tech V2 entra em operação e entusiasmo aumenta com airdrop do token FRIEND

Friend.tech é uma plataforma de mídia social descentralizada na Base, uma rede de segunda camada de Ethereum incubada pela Coinbase
Imagem da matéria: Mercado se anima com futuros de Bitcoin na B3, mas analistas apontam riscos para investidores iniciantes

Mercado se anima com futuros de Bitcoin na B3, mas analistas apontam riscos para investidores iniciantes

B3 lançou na última quarta o contrato futuro de Bitcoin, mas especialistas lembram que o produto oferece muitos riscos
Imagem da matéria: MicroStrategy cria 'ID Descentralizada' na blockchain do Bitcoin

MicroStrategy cria ‘ID Descentralizada’ na blockchain do Bitcoin

Michael Saylor anunciou ontem (1) o protocolo Orange para identificação descentralizada
Mineração

Mineradora de carvão usa energia excedente para minerar R$ 130 milhões em Bitcoin

A Alliance Resource Partners agora detém US$ 25 milhões em BTC, que gerou com as plataformas de mineração adquiridas pela primeira vez em 2020