Lionel Messi jogador de futebol durante partida pela seleção da Argentina
Messi fez propagandas do projeto Sirin labs em 2017 (Foto: Shutterstock)

A Matchday, uma startup de jogos Web3 centrada em futebol, anunciou nesta quarta-feira (9) que levantou US$ 21 milhões (cerca de R$ 105 milhões) em um financiamento inicial para desenvolver um conjunto de jogos — com o lendário jogador argentino Lionel Messi a bordo.

A empresa Play Time, de Messi, investiu na startup, assim como nomes como Courtside Ventures, Greylock, HackVC, Capricorn Investment Group e Horizons Ventures, que também participaram da rodada. A estrela do futebol espanhol, Alexia Putellas, por sua vez, é a embaixadora global e fundadora da Matchday.

Publicidade

O jogador, atualmente no Paris Saint-Germain FC e que recentemente levou a seleção da Argentina à vitória na Copa do Mundo de 2022, já fez uma série de jogadas no mundo dos NFTs.

Ele é um embaixador da marca do jogo de futebol de fantasia Sorare, bem como a plataforma de fan tokens Socios; ele também lançou seus próprios colecionáveis oficiais NFT através da plataforma Ethernity Chain.

A Matchday tem uma licença oficial da FIFA. Em um comunicado, o cofundador e CEO da Matchday, Derrick Ko, explicou que os jogos serão otimizados para usuários “casuais”.

“Estamos construindo a plataforma para um público inexplorado na comunidade do futebol”, disse Ko.

O diretor de Jogos da Matchday, Sebastien de Halleux, atuou anteriormente como executivo na grande editora de jogos Electronic Arts (EA), onde trabalhou na própria série de jogos FIFA da empresa e na franquia Madden NFT.

Publicidade

“Nossos jogos serão acessíveis a todos os jogadores e centrados na verdadeira propriedade de itens digitais que será motivo de orgulho para todos os jogadores”, disse De Halleux em um comunicado. 

Futebol e NFTs

Nos jogos Web3, esses “itens digitais” são normalmente registrados na cadeia como NFTs — tokens de blockchain exclusivos que representam a propriedade sobre ativos digitais, como personagens, skins ou itens do jogo. A Matchday lançou anteriormente um minijogo por tempo limitado durante a Copa do Mundo FIFA de 2022 e distribuiu 2 milhões de cards de Jogador NFT para cerca de 600 mil usuários.

Os gigantes do futebol já deram passos consideráveis na Web3. A Sorare levantou US$ 680 milhões com uma avaliação de US$ 4,3 bilhões em 2021 e acumulou centenas de licenças de equipes e ligas, ao mesmo tempo em que se expandiu para outros esportes. No outono passado, a FIFA lançou uma plataforma NFT na Algorand, e dezenas de equipes lançaram fan tokens da Socios.

*Traduzido por Gustavo Martins com autorização do Decrypt.

Quer ganhar mais com Ethereum? Abra sua conta no Mercado Bitcoin, a corretora mais segura do Brasil, e comece a fazer staking agora mesmo.

VOCÊ PODE GOSTAR
Moeda de bitcoin sob base de martelo de juiz

BlueBenx: Justiça responsabiliza advogado e diretora de compliance em esquema de pirâmide

Juíza de São Paulo definiu que outros funcionários além dos sócios da BlueBenx são culpados em esquema que deixou diversos investidores lesados
Moeda dourada de Bitcoin sobre bandeira dos Estados Unidos ao lado de uma caneta esferográfica

‘Crypto Week’: EUA definem futuro das criptomoedas em semana histórica; veja o cronograma no Congresso

A Crypto Week pode marcar a aprovação histórica de projetos cruciais para o setor, incluindo regras para stablecoins e proibição de CBDCs
Imagem da matéria: Bitcoin entra em fase de descoberta de preço: o que vem a seguir?

Bitcoin entra em fase de descoberta de preço: o que vem a seguir?

O Bitcoin rompeu uma importante barreira. Mas será que conseguirá manter o impulso de alta? Vamos analisar os gráficos
Imagem da matéria: XRP dispara 26% e atinge novo recorde após 7 longos anos

XRP dispara 26% e atinge novo recorde após 7 longos anos

O preço do XRP atingiu um recorde, superando uma marca de sete anos em meio ao forte movimento de alta das altcoins no mercado cripto