A Matchday, uma startup de jogos Web3 centrada em futebol, anunciou nesta quarta-feira (9) que levantou US$ 21 milhões (cerca de R$ 105 milhões) em um financiamento inicial para desenvolver um conjunto de jogos — com o lendário jogador argentino Lionel Messi a bordo.
A empresa Play Time, de Messi, investiu na startup, assim como nomes como Courtside Ventures, Greylock, HackVC, Capricorn Investment Group e Horizons Ventures, que também participaram da rodada. A estrela do futebol espanhol, Alexia Putellas, por sua vez, é a embaixadora global e fundadora da Matchday.
O jogador, atualmente no Paris Saint-Germain FC e que recentemente levou a seleção da Argentina à vitória na Copa do Mundo de 2022, já fez uma série de jogadas no mundo dos NFTs.
Ele é um embaixador da marca do jogo de futebol de fantasia Sorare, bem como a plataforma de fan tokens Socios; ele também lançou seus próprios colecionáveis oficiais NFT através da plataforma Ethernity Chain.
A Matchday tem uma licença oficial da FIFA. Em um comunicado, o cofundador e CEO da Matchday, Derrick Ko, explicou que os jogos serão otimizados para usuários “casuais”.
“Estamos construindo a plataforma para um público inexplorado na comunidade do futebol”, disse Ko.
Leia Também
O diretor de Jogos da Matchday, Sebastien de Halleux, atuou anteriormente como executivo na grande editora de jogos Electronic Arts (EA), onde trabalhou na própria série de jogos FIFA da empresa e na franquia Madden NFT.
“Nossos jogos serão acessíveis a todos os jogadores e centrados na verdadeira propriedade de itens digitais que será motivo de orgulho para todos os jogadores”, disse De Halleux em um comunicado.
Futebol e NFTs
Nos jogos Web3, esses “itens digitais” são normalmente registrados na cadeia como NFTs — tokens de blockchain exclusivos que representam a propriedade sobre ativos digitais, como personagens, skins ou itens do jogo. A Matchday lançou anteriormente um minijogo por tempo limitado durante a Copa do Mundo FIFA de 2022 e distribuiu 2 milhões de cards de Jogador NFT para cerca de 600 mil usuários.
Os gigantes do futebol já deram passos consideráveis na Web3. A Sorare levantou US$ 680 milhões com uma avaliação de US$ 4,3 bilhões em 2021 e acumulou centenas de licenças de equipes e ligas, ao mesmo tempo em que se expandiu para outros esportes. No outono passado, a FIFA lançou uma plataforma NFT na Algorand, e dezenas de equipes lançaram fan tokens da Socios.
*Traduzido por Gustavo Martins com autorização do Decrypt.
Quer ganhar mais com Ethereum? Abra sua conta no Mercado Bitcoin, a corretora mais segura do Brasil, e comece a fazer staking agora mesmo.