Imagem da matéria: Rede Ethereum passa em teste e fica próxima de permitir retirada de staking
Foto: Shutterstock

A rede Ethereum está um passo mais perto de sua próxima grande atualização, chamada Shanghai.

O teste Shanghai-Capella, simplesmente chamada de Shapella, foi ativado na epoch 56832 na madrugada desta terça-feira (28) conforme programado. Este teste específico avaliou uma das principais propostas de melhoria do Ethereum: a de retirar o ether (ETH) em staking na blockchain.

Publicidade

Desde que o Ethereum lançou sua Beacon Chain em 2020 e começou sua jornada para se tornar uma rede proof-of-stake (PoS), mais de 17 milhões de ETHs foram aplicados em stake na rede. No entanto, os usuários ainda não conseguem retirar essas criptomoedas. A atualização Shanghai, que está prevista para março, finalmente desbloqueará esse recurso.

O próximo teste será na rede de teste Goerli, após a qual a atualização Shanghai será implantada na rede principal do Ethereum, marcando o próximo marco importante após a transição da rede de proof of work (PoW) para um algoritmo de consenso proof of stake (PoS) em setembro de 2022, a chamada Fusão.

Testnets como a Goerli e a Sepolia permitem que os desenvolvedores Ethereum lancem aplicativos e atualizações na rede e corrijam quaisquer problemas potenciais antes que a atualização seja lançada na mainnet.

Morte da rede Goerli

A ativação da atualização Shanghai na testnet Sepolia vem logo após as notícias de que os desenvolvedores Ethereum planejam a eliminação progressiva da Goerli — a maior rede de teste Ethereum — e a migração dos usuários para a rede de teste Sepolia.

O movimento vem em parte como uma resposta ao aumento dos preços do GETH, o token nativo da Goerli, com o desenvolvedor Ethereum, Marius van der wijden, já tendo dito ao Decrypt que a solução mais fácil para o problema era deixar a testnet em questão “morrer lentamente.”

Publicidade

De acordo com van der Wijden, “essa é a intenção com todas as redes de teste, elas devem viver por alguns anos.”

Enquanto isso, o preço do Ethereum está ignorando amplamente o desenvolvimento mais recente, com o ativo atualmente sendo negociado a US$ 1.619,00, uma queda de 1% ao longo do dia, de acordo com o CoinGecko.

*Traduzido por Gustavo Martins com autorização do Decrypt.

Clique aqui e acompanhe o Portal do Bitcoin no Google Notícias

VOCÊ PODE GOSTAR
Moeda prateada da Ripple com logo do XRP

Ripple segue a Circle e busca licença para criar seu próprio banco nos EUA

Empresa de pagamentos cripto confirmou que entrou com pedido de autorização junto ao regulador bancário dos EUA, dias após a Circle fazer o mesmo
Imagem da matéria: Manhã Cripto: Bitcoin atinge recorde enquanto tarifas de Trump passam a afetar o Brasil

Manhã Cripto: Bitcoin atinge recorde enquanto tarifas de Trump passam a afetar o Brasil

Alta liquidez global e o crescimento do fluxo institucional para ETFs cripto impulsionam o Bitcoin
Robert Kiyosak Pai Rico Pai Pobre no Instagram

Pai Rico revela que comprou Bitcoin a US$ 6 mil: “Deveria ter comprado mais”

Robert Kiyosaki acredita que mesmo um único satoshi hoje poderá parecer barato no futuro
Celular com logo do aplicativo Robinhood com fundo com mesmo logo

Elon Musk e OpenAI atacam ações tokenizadas da Robinhood; entenda a polêmica

As ações tokenizadas da Robinhood foram alvo de críticas do criador do ChatGPT e de Elon Musk, que afirmam que o produto não oferece participação real nas empresas