Imagem da matéria: Criptomoedas não são Solução, diz Presidente da Rússia, Vladimir Putin
Presidente russo durante discurso na Coréia (Foto: Republic of Korea/Flickr)

Tratar de criptomoedas com cautela no cenário interno, mas com ousadia no âmbito internacional. Assim pode ser resumida a relação da Rússia com o tema.

O capitulo mais recente dessa novela foi destacado pelo portal CCN, a partir de declarações do presidente reeleito, Vladimir Putin, a um programa anual na TV russa, no qual responde perguntas de cidadãos. Algumas das questões se referiam justamente a uma possível adoção das criptomoedas por Moscou.

Publicidade

Putin admitiu que as moedas digitais são um fenômeno global, mas reforçou a visão do Banco Central do país, que é contrário à sua adoção.

“Na maioria dos países, a criptomoeda não significa uma solução. O Banco Central da Federação Russa acredita que as criptomoedas não podem ser um meio de pagamento, liquidação ou reserva de valor. Essas moedas não são garantidas por nada”, disse o presidente.

A cautela expressa por Putin se estende à mineração das criptomoedas, uma operação que demanda grande quantidade de energia para alimentar as máquinas responsáveis por essa tarefa. “Não é regulado por nós, mas trataremos com cuidado”.

Cautela interna, ousadia externa

As restrições citadas por Putin não são unanimidade na Rússia. Ministros e outras autoridades – incluindo o próprio presidente – já fizeram recentemente declarações públicas simpáticas às criptomoedas e que acenam para uma possível regulamentação no futuro.

Publicidade

A Rússia também é um terreno fértil para a mineração de criptomoedas, que é vista como uma alternativa às dificuldades econômicas vividas pelo país.

No âmbito externo, essa cautela russa é definitivamente colocada de lado. Durante o programa na TV russa, Putin insinuou a possibilidade de usar a tecnologia blockchain para “evitar restrições nas finanças e no comércio global”, em uma referência às sanções impostas à Rússia por Estados Unidos e outros países aliados de Washington.

O uso do blockchain já é estudado internamente na Rússia para sistemas de pagamento e de registro de propriedades.

 

BitcoinTrade

A BitcoinTrade é a melhor solução para compra e venda de criptomoedas.
Negocie Bitcoin, Ethereum e Litecoin com total segurança e liquidez.
Acesse agora ou baixe nosso aplicativo para iOs ou Android:
https://www.bitcointrade.com.br/ 

VOCÊ PODE GOSTAR
Ilustração do jogo Voyager: Ascension

Estúdio do criador da Cardano lança primeiro jogo cripto, mas na blockchain Gala; entenda

O RFLXT está lançando o Voyager: Ascension via GalaChain, mas prometem que jogos baseados na Cardano também estão no horizonte
Imagem da matéria: SEC notifica Robinhood de que pretende processá-la por venda de criptomoedas

SEC notifica Robinhood de que pretende processá-la por venda de criptomoedas

“Acreditamos firmemente que os ativos listados em nossa plataforma não são valores mobiliários”, diz diretor da Robinhood
Imagem da matéria: BitcoinToYou: E-mails mostram que corretora “emprestava” Bitcoin de clientes sem informá-los

BitcoinToYou: E-mails mostram que corretora “emprestava” Bitcoin de clientes sem informá-los

O processo entre os sócios da empresa levou três anos para ser aberto, indicando que a BitcoinToYou já enfrentava problemas bem antes da crise atual de saques. Processo entre irmãos sócios e volumes “mortos” da BitcoinToYou indicam que a empresa estava com problemas sérios muito antes de travar os saques em abril
Lavadora lavando dinheiro

Cofundador da Samourai Wallet se declara inocente e é liberado sob fiança de R$ 5 milhões

Keonne Rodriguez e William Hill, presos nos EUA e em Portugal na semana passada, são acusados de conspiração para lavagem de US$ 100 milhões em fundos ilícitos