O fundo Grayscale Ethereum Trust (ETHE), um dos instrumentos financeiros mundiais mais importantes baseados na segunda maior criptomoeda, está sendo negociado com um desconto recorde de 59,39% em relação ao preço do Ethereum (ETH), de acordo com dados do YCharts de terça-feira (3).
Embora a certa altura o fundo realmente tenha negociado com um prêmio significativo em relação ao ETH, desde novembro de 2021 ele tem continuamente registrado desconto em comparação com os preços de mercado.
O fundo ETHE permite que os investidores tradicionais obtenham exposição ao Ethereum sem investir na criptomoeda e é gerenciado pela Grayscale Capital, um dos maiores investidores institucionais do mundo cripto.
O fundo, que tem cerca de US$ 3,6 bilhões em ativos sob gestão (AUM), perdeu cerca de 68,37% de seu valor este ano até o momento, já que o ETH e outros criptoativos caíram de forma mais ampla.
GBTC negocia perto de desconto recorde
O fundo “irmão” da Grayscale, o Grayscale Bitcoin Trust (GBTC), baseado no Bitcoin, está enfrentando problemas semelhantes.
De acordo com o YCharts, as ações do GBTC estão sendo negociadas atualmente com um desconto de 45,17% em relação ao preço do Bitcoin, um pouco acima do desconto recorde de 48,89% registrado em meados de dezembro. Embora os investidores em fundos possam vender suas ações a qualquer momento, eles não têm acesso à criptomoeda subjacente na qual estão investindo.
Leia Também
A Grayscale luta contra a CVM dos EUA, a SEC, desde junho, pelo direito de converter seus fundos de criptomoedas em fundos negociados em bolsa (ETFs), permitindo que sejam negociados em mercados de ações públicos – o que poderia melhorar significativamente sua liquidez.
Rumores sobre a DCG
A notícia vem em meio a especulações sobre a saúde financeira da Grayscale e de sua controladora, a Digital Currency Group (DCG).
Em dezembro, a exchange de criptomoedas holandesa Bitvavo afirmou em um post de blog que a DCG está “experimentando problemas de liquidez devido à atual turbulência no mercado de criptomoedas” e que ela “suspendeu os pagamentos até que esse problema de liquidez seja resolvido”.
Esse grande desconto é um problema que a alta administração da Grayscale vem tentando resolver; O CEO da Grayscale, Michael Sonnenshein, escreveu em uma carta de fim de ano aos investidores que “explorará outras opções para devolver uma parte do capital da GBTC aos acionistas” se falhar em sua luta para oferecer fundos como ETFs.
*Traduzido com autorização do Decrypt
Como será o mercado de criptomoedas em 2023? Clique aqui e descubra no relatório gratuito do time de Research do MB