Após a queda da FTX, muitas exchanges estão agora buscando formas alternativas de garantir que seus investimentos estejam protegidos contra elementos mal-intencionados e de restaurar a confiança da comunidade de criptomoedas.
À medida que as exchanges centralizadas trabalham em direção a esse objetivo, muitas opções diferentes estão sendo integradas, com a promessa de que são a solução definitiva para evitar problemas futuros.
Embora a prova de fundos, a prova de reservas e métodos semelhantes para aumentar a transparência possam ser um começo, eles não fornecem aos usuários a confiança necessária que eles precisam para seguir em frente. Por quê? Nenhuma dessas soluções comprova a propriedade das chaves necessárias para retirar fundos de uma exchange.
Ainda que seja importante comprovar que os fundos estão na exchange, só isso não adianta para os clientes se eles não tiverem certeza de que podem sacar seu dinheiro quando quiserem ou precisarem. Essas soluções também não garantem que os ativos digitais na wallet de um usuário sejam suficientes para cobrir os ativos da exchange. Divulgar publicamente somente as reservas, sem divulgar publicamente os passivos, não é suficiente.
Agora, a grande questão é o que as exchanges devem fazer. A resposta é uma abordagem múltipla que incorpora a prova de solvência, mas vai além disso. Sabemos que nem todas essas abordagens podem ser implementadas da noite para o dia. Mesmo assim, é crucial responder cuidadosamente às preocupações dos usuários de maneira eficaz e sustentável.
O compromisso com as seguintes estratégias levará à segurança e transparência adequadas para os usuários: Merkle Tree (árvore de Merkle) e relatório de solvência; auditoria feita por terceiros; estabelecimento de um grupo de trabalho de mercado; provas de conhecimento zero (zero-knowledge – ZK); e conformidade regulatória.
Com o tempo, a implementação dessas práticas não irá apenas reconstruir a confiança, mas também ajudará a promover a adoção massiva de criptomoedas. Com o compromisso de todos nós, o mercado pode fortalecer a confiança entre os céticos e nativos de criptomoedas, ao mesmo tempo em que cria um caminho para a inovação.
Merkle Tree e Relatório de Solvência
Na criptografia, uma árvore de Merkle contém “folhas” e cada uma delas é categorizada com o hash criptográfico de um bloco de dados. Assim, uma árvore Merkle é uma estrutura que permite a verificação segura do conteúdo.
É uma técnica utilizada para calcular e realizar uma prova de reserva. Para total transparência, uma árvore Merkle pode ajudar os usuários de plataformas de criptomoedas a validar seus saldos e, ao mesmo tempo, mostrar a solvência de uma empresa. A falência de credores insolventes, como 3 Arrows Capital e Voyager, demonstrou claramente que os usuários precisam ter informações sobre a solvência da plataforma na qual depositam seus fundos.
Sem isso, eles são pegos de surpresa quando descobrem que suas criptomoedas estão vinculadas a receitas de falência que nunca poderiam ter previsto. Se unirmos Árvores de Merkle com relatórios de solvência claros, os clientes se sentirão mais confiantes em saber como as empresas diferenciam seus ativos e passivos.
Auditoria feita por terceiros
Embora seja relevante para uma empresa verificar e provar seus ativos e passivos, a auditoria de terceiros deve ser implementada para confirmar o posicionamento da plataforma.
Quando as empresas contratam entidades externas para validar seus ativos, passivos e prova de solvência, elas ganham a chancela de um órgão fiscalizador, como uma empresa de licenciamento ou comissão. A auditoria feita por terceiros fornece a garantia que clientes e investidores precisam para saber se a plataforma que estão usando está dizendo a verdade.
Leia Também
Grupo de trabalho de mercado
Os líderes devem trabalhar uns com os outros para desenvolver um padrão para o setor. As tentativas de prejudicar os concorrentes afetam muito mais os usuários e essa luta interna pode gerar impactos no mercado enormes e sem precedentes. Devemos trabalhar juntos para inspirar inovação e colaboração, seguindo os valores de código aberto que sustentam a comunidade blockchain e cripto.
Provas de conhecimento zero
Uma prova de conhecimento zero (Zero-knowledge – ZK) é uma comprovação criptográfica na qual uma parte pode provar à outra que algo é verdadeiro sem revelar nenhuma informação privada desnecessária. O mercado atingiu um ponto de inflexão em que é hora de substituir os processos baseados em confiança por provas criptográficas sem confiança.
Não devemos depender de métodos herdados do sistema financeiro tradicional para garantir que as empresas de criptomoedas são confiáveis, pois a tecnologia é única e mais complexa em relação aos sistemas tradicionais. As provas ZK permitem que a solvência seja compartilhada sem expor nenhuma informação confidencial nem exigir que um terceiro audite e faça atestados confiáveis.
Conformidade regulatória
À medida que cripto evolui, devemos continuar comprometidos em compartilhar as melhores práticas do mercado e criar estruturas políticas que promovam um setor mais transparente, seguro e responsável.
Isso requer educação e cooperação dos líderes de blockchain, que devem trabalhar ativamente com os reguladores para garantir que a regulamentação desenvolvida beneficie os usuários acima de tudo e mantenha as oportunidades de inovação que a tecnologia blockchain oferece.
Trabalhar com governos e entidades é crucial para que os líderes criem confiança entre os usuários e mantenham a conformidade regulatória em um cenário em constante mudança.
Conclusão
Estabelecer confiança e transparência entre clientes e comunidades levará tempo. Enquanto mais empresas vão evoluindo nesse setor ainda novo, existem algumas questões que devem ser consideradas desde o início: conformidade regulatória, gerenciamento de riscos, due diligence e transparência.
Embora a prova de reserva e a prova de fundos sejam tentativas válidas de reprimir os medos dos indivíduos à medida que nosso setor passa por mudanças e desafios rápidos, tentativas apressadas de transparência se mostrarão inúteis nos próximos meses e anos. Tomar medidas cuidadosas e ponderadas em direção à transparência completa exigirá muito mais trabalho, mas os benefícios para usuários, empresas e todo o mercado de criptomoedas serão astronômicos.
Sobre o autor
Thales Freitas é CEO da corretora Bitso Brasil.