O Banco Central do Japão começou a planejar um experimento de moeda digital do banco central (CBDC) com os principais players financeiros do país, de acordo com uma reportagem desta quarta-feira (23) do Nikkei, importante jornal japonês.
O Banco do Japão (BOJ) está trabalhando com três megabancos, bem como bancos regionais no país asiático — e no próximo ano testará um iene digital.
Se tudo correr conforme o planejado, acrescentou o jornal, o BOJ pode seguir em frente e lançar uma CBDC em 2026.
O experimento do BOJ explorará como depósitos e retiradas podem funcionar com um iene digital, observou a matéria de hoje.
A CBDC é uma versão digital da moeda fiduciária de um estado — como o dólar americano, euro ou real — apoiada por um banco central. CBDCs são ativos digitais, mas são diferentes de Bitcoin, Ethereum ou Dogecoin.
Isso porque o Bitcoin e outras criptomoedas são descentralizadas; seu livro-razão de transações é mantido e verificado por uma rede distribuída de validadores. As CBDCs, por outro lado, são centralizados: um poder central – o governo ou o banco central – as controla.
Leia Também
Diferentes países ao redor do mundo estão em diferentes estágios de pesquisa e criação de CBDCs.
A China está bem à frente do jogo — alguns cidadãos já podem gastar o yuan digital. Bahamas, por sua vez, lançou sua própria CBDC em 2020.
E na semana passada, as principais instituições financeiras dos EUA anunciaram que estavam trabalhando com o Federal Reserve para testar uma plataforma de moeda digital.
Mas os defensores da privacidade expressaram preocupação de que as CBDCs possam permitir que o estado bisbilhote os gastos dos cidadãos.
* Traduzido e editado com autorização do Decrypt.co
Procurando uma corretora segura que não congele seus saques? No Mercado Bitcoin, você tem segurança e controle sobre seus ativos. Faça como nossos 3,8 milhões de clientes e abra já sua conta!