Imagem da matéria: Empresa Sul Coreana Paga US $ 1 milhão de Resgate em Bitcoin para Recuperar Dados

A empresa de hospedagem na web sul-coreana está pagando mais de US $ 1 milhão de dólares em bitcoin a extorsionistas para pôr fim a um ransomware (malware) que afeta cerca de 3.500 clientes.

No que é visto como o maior pagamento público até à data, a empresa de hospedagem na web sul-coreana Nayana está pagando um total de 397,6 BTC (cerca de US $ 1,05 milhão de dólares) para o invasor, a fim de recuperar os dados de sites pertencentes a Mais de 3.400 clientes, a maioria dos quais são de pequenas empresas.

Publicidade

O ransomware, intitulado Erebus, infectou um total de 153 servidores Linux, juntamente com os sites dos clientes. De acordo com a Trend Micro, a tensão do ransomware é capaz de infectar até 433 tipos de arquivos, incluindo documentos do escritório, bancos de dados, arquivos e arquivos multimídia. Uma análise mais aprofundada por pesquisadores revelou que o ransomware foi especificamente codificado para a segmentação e criptografia de servidores web e seus dados.

Em um aviso publicado em 12 de junho, Nayana revelou detalhes da nota de resgate original que exigia 550 bitcoins (US $ 1,6 milhão no momento).

No dia 14 de junho, Nayana publicou uma atualização, revelando as negociações do CEO Hwang Chil-hong com os hackers. O executivo revelou que estava enfrentando uma ruína financeira e negociou a quantia de resgate até 397,6 BTC, a ser paga em três parcelas. Até agora, dois pagamentos já foram pagos.

Os pesquisadores da Trend Micro apontam para o uso de sistemas desatualizados da Nayana – um kernel do Linux de 2008, versões do Apache e do PHP a partir de 2006 como fatores por trás da exploração do ransomware.

Publicidade

“Vale ressaltar que este resgate é limitado em termos de cobertura e, de fato, está fortemente concentrado na Coréia do Sul”, escreveram os pesquisadores.

A atualização mais recente da Nayana de 20 de junho (terça-feira) revela que um programa de descriptografia atualmente em execução levará cerca de 2-5 dias para recuperar os arquivos do cliente, enquanto alguns servidores devem demorar mais de 10 dias. O terceiro pagamento deverá ser feito hoje, quarta-feira, após receber uma chave adicional de descriptografia.

VOCÊ PODE GOSTAR
comprimidos de ecstasy Polícia SP

Polícia apreende ‘balas’ de ecstasy com símbolo de Bitcoin durante prisão

Ocorrência no litoral de SP culminou em prisão em flagrante por tráfico de drogas
Imagem da matéria: ETFs de Bitcoin nos EUA batem recorde de saídas diárias ao perderem R$ 2,8 bilhões

ETFs de Bitcoin nos EUA batem recorde de saídas diárias ao perderem R$ 2,8 bilhões

Resultado teve como força propulsora a decisão do Fed de manter sem cortes a taxa de juros da economia dos Estados Unidos
moeda de bitcoi à frente de bandeira da união europeia

Parlamento Europeu aprova novas regras para combater lavagem de dinheiro com criptomoedas

Bancos, gestores de ativos e de criptomoedas terão que comunicar atividades suspeitas a autoridades competentes
Jovem de 23 anos acusada de roubo de máquinas de mineração de Bitcoin sendo presa pela Polícia Nacional do Paraguai

Polícia prende mulher que vendia máquinas de mineração de Bitcoin roubadas nas ruas do Paraguai

A partir das seis unidades encontradas com a suspeita, os policiais chegaram a outras 374 máquinas roubadas em abril deste ano