O banco de dados do Banco de Brasília (BRB), entidade controlada majoritariamente pelo Governo do Distrito Federal, está sob ataque cibernético nos últimos dias, informou a instituição na noite de ontem no Twitter. Contudo, a publicação não esclarece se os dados dos clientes estão seguros ou qual o tipo de invasão.
O ataque mais comum a redes de computadores de grandes instituições nos últimos anos vem sendo aplicado através de ataque ransomware, onde hackers sequestram e criptografam o sistema, e em seguida pedem transferências em bitcoin para liberar a rede.
O sistema financeiro vem sendo atacado nos últimos dias. O time BRB está empenhado em reestabelecer definitivamente todos os sistemas, com a maior celeridade.
— Banco BRB (@BRB_oficial) October 6, 2022
De acordo com publicação de clientes da instituição em redes sociais, o aplicativo do banco não abre há pelo menos 24 horas. No Facebook e Instagram o BRB que diz:
“O BRB informa aos seus clientes que está com intermitência nos sistemas. As equipes de tecnologia estão trabalhando para que o funcionamento seja normalizado o mais rápido possível.
Ataque ransomware com resgate em bitcoin
Segundo informações do site Tecmundo, uma fonte anônima confirmou que houve uma ação hacker no Banco de Brasília onde os invasores estão pedindo 50 bitcoins para não vazar dados de clientes.
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“O grupo por trás do ataque é formado por brasileiros e utiliza o ransomware do grupo LockBit”, diz a publicação, citando uma fonte anônima.
Procurado para comentar o assunto, pormeio da assessoria, o BRB enviou a seguinte nota:
“O BRB informa que identificou a ocorrência de um incidente de segurança tecnológica. Não houve comprometimento de dados de contas correntes ou impacto financeiro direto a clientes. As informações de acesso, senhas e contas correntes estão protegidas e não foram objeto de acesso indevido. Todas as medidas necessárias para a solução do incidente foram adotadas pelo BRB e pelas autoridades competentes. O Banco notificou ainda a Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), o Banco Central do Brasil (BCB) e Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD). Por fim, o BRB reforça seu compromisso com a transparência e segurança de seus clientes”.
** A matéria foi atualizada com a nota do BRB enviada pela assessoria na tarde de sexta-feira (07).
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