Imagem da matéria: Banco de Brasília (BRB) sofre ataque ransomware com pedido de resgate em bitcoin
Foto: Shutterstock

O banco de dados do Banco de Brasília (BRB), entidade controlada majoritariamente pelo Governo do Distrito Federal, está sob ataque cibernético nos últimos dias, informou a instituição na noite de ontem no Twitter. Contudo, a publicação não esclarece se os dados dos clientes estão seguros ou qual o tipo de invasão.

O ataque mais comum a redes de computadores de grandes instituições nos últimos anos vem sendo aplicado através de ataque ransomware, onde hackers sequestram e criptografam o sistema, e em seguida pedem transferências em bitcoin para liberar a rede.

Publicidade

De acordo com publicação de clientes da instituição em redes sociais, o aplicativo do banco não abre há pelo menos 24 horas. No Facebook e Instagram o BRB que diz:

“O BRB informa aos seus clientes que está com intermitência nos sistemas. As equipes de tecnologia estão trabalhando para que o funcionamento seja normalizado o mais rápido possível.

Ataque ransomware com resgate em bitcoin

Segundo informações do site Tecmundo, uma fonte anônima confirmou que houve uma ação hacker no Banco de Brasília onde os invasores estão pedindo 50 bitcoins para não vazar dados de clientes.

“O grupo por trás do ataque é formado por brasileiros e utiliza o ransomware do grupo LockBit”, diz a publicação, citando uma fonte anônima.

Publicidade

Procurado para comentar o assunto, pormeio da assessoria, o BRB enviou a seguinte nota:

“O BRB informa que identificou a ocorrência de um incidente de segurança tecnológica. Não houve comprometimento de dados de contas correntes ou impacto financeiro direto a clientes. As informações de acesso, senhas e contas correntes estão protegidas e não foram objeto de acesso indevido. Todas as medidas necessárias para a solução do incidente foram adotadas pelo BRB e pelas autoridades competentes. O Banco notificou ainda a Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), o Banco Central do Brasil (BCB) e Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD). Por fim, o BRB reforça seu compromisso com a transparência e segurança de seus clientes”.

** A matéria foi atualizada com a nota do BRB enviada pela assessoria na tarde de sexta-feira (07).

Quer investir em ativos digitais, mas não sabe por onde começar? O Mercado Bitcoin oferece a melhor e mais segura experiência de negociação para quem está dando os primeiros passos na economia digital. Conheça o MB!

VOCÊ PODE GOSTAR
silhueta de homem com celular e logo da coinbase no fundo

Coinbase entra com recurso contra decisão em caso contra a SEC

Ao interpor o recurso, a Coinbase alega motivos substanciais para divergências de opinião, segundo disse o site The Block citando uma pessoa familiarizada com o caso
homens em miniaturas lidando com moeda gigante de bitcoin

Como o halving do Bitcoin afetará grandes e pequenos mineradores

As mineradoras corporativas estão preparadas para o halving do Bitcoin há meses, mas os mineradores domésticos, por outro lado, podem enfrentar a extinção
moedas diversas caindo do céu

Binance anuncia nova plataforma de lançamento de tokens e airdrops 

Por meio da Megadrop, os usuários poderão se inscrever com BNB e concluir tarefas e obter acesso a tokens antes de eles serem listados na plataforma
Hans Zimmer durante premiere de Duna

Justin Sun paga compositor de Duna para criar hino do Tron

O controverso Justin Sun agora tem seu próprio hino de Hollywood