Imagem da matéria: Ubcoin Market e Samsung: Uma Bela Amizade

O Ubcoin Market é um ecossistema blockchain que permite aos usuários trocar bens reais por criptomoedas. O Ubcoin Market iniciou sua venda simbólica, que deve continuar até meados de julho de 2018. O Ubcoin Market se tornará parte integrante do aplicativo de pagamentos móveis do Ubank, pré-instalado em todos os smartphones Samsung em dez países.

O histórico de colaboração entre o Ubank, serviço universal de pagamentos móveis criado em 2009, e o maior fabricante de celulares do mundo começou ainda em 2007. Naquela época, uma equipe de engenheiros de software liderados por Felix Khachatryan lançou o Navifon, um aplicativo inovador que se tornou o primeiro a implementar com sucesso um sistema de navegação automotiva completo para dispositivos móveis; enquanto o Yandex e o Google ainda ofereciam meros mapas em 2-D para seus clientes, a Navifon usava mapas em 3-D fornecidos pela Navteq. Desde 2007, o Navifon foi pré-instalado em mais de 1 milhão de telefones Samsung equipados com um receptor GPS (eram bastante raros na época). Durante dois meses, os clientes podiam usar o aplicativo gratuitamente, depois disso foi oferecida uma assinatura.

Publicidade

A segunda etapa da colaboração foi a pré-instalação do uTalk, um aplicativo móvel universal para comunicação em todas as plataformas de mídia social e mensageiros. Este aplicativo transformou os dispositivos da Samsung de meros telefones para smartphones; Por isso, a empresa promoveu intensamente o uTalk durante o curso de sua campanha publicitária em larga escala. Desde 2010, o aplicativo foi pré-instalado em mais de 20 milhões de dispositivos Samsung.

No início de 2010, a equipe por trás do Navifon e do uTalk começou a se concentrar em fintech, o que levou à criação do Ubank. O aplicativo permite que seus usuários transfiram dinheiro, paguem por bens, serviços e façam outras operações financeiras com todos os seus cartões bancários em um local conveniente. Em 2013, o Ubank recebeu um investimento de US $ 8 milhões do fundo Runa Capital e – você adivinhou – negociou a pré-instalação do aplicativo em todos os smartphones Samsung vendidos na Rússia e em outros países pós-soviéticos.

O sucesso do Ubank não foi fácil. Muitos bancos sonharam com o acesso ao público da Samsung, uma vez que a empresa tem sido historicamente considerada uma marca premium no mercado móvel. No entanto, o Ubank conseguiu vencer esta competição graças a duas vantagens significativas. Primeiro, a parceria já estabelecida e, segundo, a solução universal de modelo de agregação – o Ubank não oferece seu próprio produto bancário, mas agrega todos os cartões do cliente em uma única interface. Por isso, tendo escolhido o Ubank, a Samsung se protegeu de certos cenários indesejados envolvendo clientes de um banco comprando um smartphone Samsung e encontrando um aplicativo pré-instalado de outro banco.

O aplicativo Ubank provou ser bastante popular com 2,5 milhões de usuários ativos e o domínio do mercado de pagamentos móveis na Europa Oriental. O sucesso não é surpreendente, pois a solução atende às necessidades do consumidor. Na Rússia e na maioria dos outros países, uma pessoa tem, em média, 3-4 cartões bancários. Portanto, um instrumento para verificar o saldo em todos os cartões e para realizar transações rapidamente foi obrigado a encontrar um público amplo. Os usuários da Samsung também deram um feedback positivo. Certamente, há uma certa porcentagem de clientes que não gostam do conceito de um aplicativo pré-instalado. No entanto, a maioria dos clientes percebe que, se o fabricante oferece um aplicativo por padrão, isso significa que ele conduziu a devida diligência, o que significa que o aplicativo é de alta qualidade e confiável.

Publicidade

“Nossa parceria com a Samsung é uma história completamente única”, afirma Felix Khachatryan, diretor executivo da Ubank. “É único não apenas que a maior fabricante de celulares do mundo tem colaborado constantemente conosco há mais de 10 anos, mas também está encorajando todos os nossos experimentos: nós da Ubank sempre fomos os primeiros a implementar e suporte todas as soluções tecnológicas de ponta, como o Samsung Pay, e experimentar novos produtos, como segurar smartphones online. O principal fator que significa que esse suporte ainda existe é que nosso aplicativo ainda está sendo pré-instalado em todos os smartphones Samsung, enquanto esse tipo de oportunidade não é dado a nenhum outro jogador – mesmo os mais proeminentes – da fintech pós-soviética. mercado. Isso significa muito”.

A decisão de desenvolver uma plataforma blockchain tornou-se uma manifestação lógica da dedicação do Ubank para um maior crescimento e expansão global. Para produtos como o Ubank, entrar em outros mercados nacionais é impossível dentro do contexto das instituições financeiras tradicionais. Antes do lançamento do Ubank na Rússia, a empresa tinha negociado muito e duramente com cada prestador de serviços, agregador, adquirente, etc .; Fazer o mesmo em todos os países do mundo é uma tarefa inviável. Assim, a única solução era utilizar as tecnologias blockchain, que permitem distribuir o produto e efetivamente contornar quaisquer fronteiras e instituições financeiras existentes.

Como resultado, a equipe do Ubank iniciou o desenvolvimento da plataforma blockchain chamada Ubcoin Market. A plataforma blockchain é modelada de forma semelhante a plataformas de negociação como o eBay. No início de abril, a equipe do Ubank lançou sua venda de tokens. O Ubcoin Market preenche a lacuna entre a criptomoeda e o mundo real. Por exemplo, aqueles que não possuírem criptomoedas poderão vender bens ou serviços em troca de criptomoeda. E aqueles que possuem criptomoedas poderão gastar convenientemente seus fundos “virtuais”.

O Ubank já planejou sua estratégia de expansão global. Após a conclusão da venda de token e o desenvolvimento do Ubcoin Market, a plataforma blockchain será integrada ao Ubank e, inicialmente, estará disponível para 2,5 milhões de usuários ativos de aplicativos. Em seguida, o Ubank entrará rapidamente em novos mercados nacionais, oferecendo aos clientes estrangeiros apenas a funcionalidade do mercado da Ubcoin. Um dos principais fatores que prometem o sucesso da estratégia é o suporte oferecido pela Samsung, uma empresa que entende naturalmente o enorme potencial das tecnologias descentralizadas. No futuro, o Ubank ainda estará pré-instalado em todos os smartphones Samsung com o Ubcoin Market como parte integrante.

Publicidade

Por várias contas, os países asiáticos extraem aproximadamente 70% de todo o novo volume de criptomoedas. A Ásia é o lar dos países mais populosos do mundo, que experimentaram um grande salto tecnológico na história recente. As empresas de tecnologia da Ásia estão liderando o mundo em inovação blockchain e DApps. Finalmente, as tradições culturais em muitos países asiáticos dão as boas-vindas à troca de bens e serviços entre pares, atitudes e hábitos que também são transferíveis para a esfera on-line. Todos esses fatores combinados criam um terreno extremamente fértil para a adoção em massa de bens para troca de criptomoedas como o Ubcoin Market.

O Ubcoin Market possibilitará que muitos indivíduos de toda a Ásia tenham acesso ao investimento em criptomoedas ignorando os obstáculos tradicionais da conversão fiat-para-crypto. No que diz respeito aos fabricantes de smartphones, que constantemente exploram formas de tornar seus dispositivos indispensáveis ​​do ponto de vista do valor agregado ao consumidor, eles estão empenhados em pré-carregar um VAS como o Ubcoin para melhorar sua proposição de valor.

Em muitos aspectos, a venda contínua do token do Ubcoin Marketplace reflete essa avaliação do potencial do mercado asiático. Investidores da Coreia do Sul, Indonésia e China dominam a base de investidores da Ubcoin. Isso também acompanha de perto o plano de desenvolvimento e expansão da empresa, que vê o mercado sul-coreano e o dos países do Sudeste Asiático como as principais prioridades para o lançamento do mercado de mercadorias em criptografia em apenas alguns meses este ano.