O Bitcoin e Ethereum conseguiram escapar de uma queda mais ampla esta semana, já que o mercado recuperou brevemente uma capitalização de mercado de trilhões de dólares. Já XRP, Cardano, Chainlink e Cosmos registraram as maiores perdas entre as 20 principais criptomoedas.
A semana começou no Twitter com a Ukraine DAO — uma organização autônoma descentralizada (DAO) que até agora arrecadou milhões para o trabalho de defesa e socorro da Ucrânia desde o início da invasão russa — twittando sobre a criação da “Iran DAO” para apoiar as mulheres iranianas, muitas das quais protestam contra o regime islâmico do Irã desde a morte do ativista Mahsa Amini sob custódia policial em 16 de setembro.
Foi naquele dia que o hacker Corben Leo deixou o obscuro e furtivo mundo dos hackers white hat um pouco mais transparente. Um hacker white hat é um profissional que trabalha com segurança cibernética buscando por vulnerabilidades em códigos, explora essas vulnerabilidades, com o objetivo de reivindicar recompensas financeiras e apresentar melhorias de segurança digital para os donos dos sistemas invadidos.
Também na segunda-feira, um pesquisador de cibersegurança chamado James Edwards publicou uma teoria de que o hack de US$ 160 milhões do mês passado, o Wintermute, era um trabalho interno. Em outras palavras, um roubo de dados feito por um funcionário. As alegações de Edwards ainda não foram corroboradas por outros especialistas em segurança de blockchain, mas alguns acreditam que é uma grande possibilidade.
Na terça-feira, Cameron Winklevoss, o cofundador da Gemini com seu irmão gêmeo idêntico Tyler, avaliou a recente dissociação do Bitcoin do mercado de ações.
O jornalista climático Ketan Joshi publicou na quarta-feira uma observação bastante condenatória sobre a pegada de carbono do Bitcoin.
Reorganização da FTX
Esta semana, algumas mudanças importantes aconteceram na corretora cripto FTX. Para começar, Brett Harrison, que se juntou à FTX US como seu primeiro presidente em maio do ano passado, anunciou que está deixando o cargo e assumindo um papel consultivo.
O CEO, Sam Bankman-Fried, twittou adeus e soou otimista para a ofensiva da FTX nos EUA.
Leia Também
Akash Pasricha, repórter da publicação da indústria de tecnologia The Information, publicou uma breve análise da nova equipe da FTX na sexta-feira.
Do Kwon ainda não está fugindo
O CEO da Terra, Do Kwon, quer que todos saibam que ele não está sentindo o “aperto”, seja da Polícia ou de sua própria consciência. Quando surgiram manchetes no início deste mês dizendo que um tribunal Sul-coreano havia emitido um mandado de prisão para ele por violar as regras do mercado de capitais (enquanto o Ministério das Finanças tentava anular seu passaporte), Kwon assegurou aos seguidores que ele não é um fugitivo.
Na quarta-feira, Kwon respondeu aos rumores de que tentou sacar US$ 67 milhões em Bitcoin, um dia após a emissão do mandado.
A saga de Elon no Twitter
O CEO da Tesla e da SpaceX, Elon Musk, está atualmente envolvido em uma ação judicial movida contra ele pelo Twitter, por tentar desistir de seu acordo para comprar a plataforma de mídia social. Como parte do processo de descoberta legal, os tribunais divulgaram mais de cem páginas de correspondência entre Musk e vários outros, incluindo o co-fundador do Twitter, Jack Dorsey.
Acontece que até os CEOs precisam de ajuda com o “dever de casa”, às vezes. O usuário do Twitter Santosh Kumar analisou a instabilidade de Musk com um ar de cinismo.
*Traduzido e editado com autorização do Decrypt.
Maior Exchange da América Latina, no MB você negocia tokens, DeFi, renda fixa digital, NFTs e, claro, criptomoedas. E tudo no painel de negociação mais seguro do mercado. Abra sua conta gratuita!