Braços de executivo algemado
Shutterstock

A Interpol aprovou na noite de domingo (25) um pedido feito por promotores sul-coreanos para emitir um alerta vermelho contra Do Kwon, cofundador do derretido projeto Terra e das criptomoedas Terra (LUNA) e TerraUSD (UST), de acordo com a agência de notícias Bloomberg.

Kwon foi acusado de violar as regras do mercado de capitais na Coreia do Sul e enfrenta processoss legais em várias jurisdições.

Publicidade

De acordo com a comunicado dos promotores sul-coreanos, um alerta vermelho para o cofundador da Terraform Labs foi emitido, o que significa que as agências de aplicação da lei em todo o mundo agora vão cooperar para localizar e prender o fundador daLUNA.

Os alerta vermelhos da Interpol são emitidos para fugitivos procurados para acusação ou para cumprir uma sentença, atuando como um pedido para as autoridades em todo o mundo localizar e prender provisoriamente uma pessoa pendente de extradição, entrega ou ação legal similar.

No momento da redação desta reportagem, Kwon ainda não apareceu oficialmente na lista vermelha de avisos da Interpol, que apresenta um total de 7.512 nomes.

Polícia atrás de Do Kwon

Kwon, juntamente com outro cofundador do Terraform Labs, Daniel Shin, foi a pessoa-chave por trás da stablecoin algorítmica UST, que já foi o nono maior ativo do setor por capitalização de mercado, e seu token irmão LUNA.

Publicidade

O ecossistema Terra implodiu em maio deste ano, resultando em grandes perdas nos mercados de criptomoedas, com mais de US$ 40 bilhões da riqueza dos investidores eliminados em questão de várias semanas.

Os promotores sul-coreanos emitiram um mandado de prisão contra Kwon em 14 de setembro. Eles também pediram ao Ministério das Finanças que anulasse seu passaporte. Isto foi seguido por um pedido para a Interpol emitir um alerta vermelho contra Do Kwon

De acordo com os promotores sul-coreanos, Kwon partiu para Cingapura no final de abril, mas seu paradeiro permanece incerto. A polícia de Cingapura disse no início deste mês que ele não estava na cidade-estado.

A última vez que Kwon apareceu nas redes sociais foi em 17 de setembro, quando foi ao Twitter dizer que não estava “fugindo ou algo semelhante”, acrescentando que “para qualquer agência governamental que tenha demonstrado interesse em se comunicar, estamos em cooperação total e não temos nada a esconder.”

Publicidade

*Traduzido com autorização do Decrypt.co.

Não sabe qual o melhor criptoativo para o seu perfil? No Mercado Bitcoin, quem está começando a investir tem a melhor experiência de negociação e fica informado sobre tudo! Saiba mais sobre o Mercado Bitcoin!

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: Vereador de Belo Horizonte propõe uso de Bitcoin para pagamento de impostos

Vereador de Belo Horizonte propõe uso de Bitcoin para pagamento de impostos

“O Bitcoin é a principal moeda digital do mundo e precisa ser fomentada não só na nossa cidade como em todo o Brasil”, diz vereador
Casa à beira de rio no Butão

Região especial do Butão adota Bitcoin e Ethereum em reserva estratégica

A medida se baseia no papel crescente do Butão no setor cripto, com o governo já detendo reservas significativas de Bitcoin
Cynthia Lummis, senadora do estado americano de Wyoming

Cynthia Lummis vai liderar o 1º subcomitê de criptomoedas do Senado dos EUA

Um subcomitê similar já existe na Câmara dos Representantes, que também passa por mudanças de liderança
Imagem da matéria: Bitcoin completa 16 anos; relembre a ascensão da maior criptomoeda do mundo

Bitcoin completa 16 anos; relembre a ascensão da maior criptomoeda do mundo

16 anos após sua criação, o Bitcoin revolucionou o mercado financeiro e se mantém promissor neste início de 2025