Imagem da matéria: Erro faz corretora bloquear para sempre criptomoedas de clientes
(Foto: Shutterstock)

Um único erro no setor de finanças descentralizadas (ou DeFi, na abreviatura em inglês) pode ter resultados permanentes e muito caros — conforme descobriram os criadores de um protocolo desenvolvido na Solana esta semana.

A corretora descentralizada (ou DEX) para a negociação de opções OptiFi anunciou na segunda-feira (29) que havia acidentalmente fechado seu programa na rede principal da Solana, ou seja, todos os fundos na aplicação agora estão inacessíveis – para sempre.

Publicidade

O prejuízo? Um total de aproximadamente de US$ 661 mil na stablecoin USDC.

“Fizemos uma atualização ao nosso código de programação na Solana, então nosso implementador tentou atualizar o programa da OptiFi na rede principal do Solana”, afirmou a equipe em um relatório post-mortem.

“Porém, acidentalmente usamos o comando ‘fechar programa Solana’, fazendo com que nosso programa da OptiFi na rede principal fosse infelizmente fechado.”

A OptiFi prometeu reembolsar os fundos de todos os usuários, mas afirmou que cerca de 95% dos fundos em criptomoedas inacessíveis eram mantidos por um membro da equipe.

O processo de reembolso levará duas semanas para ser finalizado, afirmou a equipe. Na publicação, os criadores detalharam o processo pelo qual seus desenvolvedores acidentalmente bloquearam o acesso ao programa.

Publicidade

“A equipe da OptiFi irá aprender com essa difícil lição e continuar desenvolvendo para todos que confiam em nós”, tuitou. “[Nossas sinceras] desculpas a todos os usuários [que] colocaram fé em nós e foram afetados por nossos erros.”

Evitando novos erros

Embora a equipe da OptiFi tenha tomado responsabilidade pelo erro que resultou no bloqueio permanente do programa, também ofereceu sugestões aos desenvolvedores principais da Solana para ajudar outros a evitarem um destino similar.

A equipe quer mais documentações oficiais sobre o comando “fechar programa Solana”, além de uma etapa extra de confirmação para que desenvolvedores de aplicações confirmem a solicitação.

A OptiFi — que havia acabado de ser lançada na rede principal este mês — aparentemente planeja implementar uma nova versão de seu programa e afirmou que irá usar um programa de “supervisão por pares” para garantir que pelo menos três pessoas estejam envolvidas em qualquer futura ação na blockchain.

Publicidade

Segundo a publicação, a equipe espera que tal sistema minimize ações impacientes e novos erros.

“Toda implementação precisa de um processo rigoroso e o ponto único de falha pode ser evitado”, afirmou a equipe da OptiFi. “Por favor, não tenham pressa como nós, principalmente projetos DeFi.”

*Traduzido por Daniela Pereira do Nascimento com autorização do Decrypt.co.

Quer investir em ativos digitais, mas não sabe por onde começar? O Mercado Bitcoin oferece a melhor e mais segura experiência de negociação para quem está dando os primeiros passos na economia digital. Conheça o MB!

VOCÊ PODE GOSTAR
Logo do protocolo Curve finance

Curve Finance sofre ataque DNS e emite alerta urgente aos usuários

O projeto DeFi garante que os fundos dos usuários estão seguros, porém seu site principal foi comprometido
Logo da blockchain Solana

Solana não é apenas uma criptomoeda — agora é um nome de bebê em alta em 2025

Como nome de bebê, Solana subiu para a 242ª posição este ano, vindo da 691ª no ano passado e da 933ª em 2023
homem entrando no prédio da b3 bolsa de valores

Contratos futuros de Bitcoin já movimentaram R$ 2 trilhões na B3

Desde seu lançamento, em 2024, já foram negociados mais de 41 milhões de contratos
mãos seguram por dentro grade de cela de prisão

Ex-executivo da Binance é preso na Rússia por fraude

Vladimir Smerkis também é cofundador do joguinho cripto Blum do Telegram