No novo documentário da Netflix, intitulado “John McAfee: Gênio, Polêmico e Fugitivo”, cineastas investigam a vida caótica e a morte misteriosa do desenvolvedor de softwares e defensor cripto — incluindo a afirmação da ex-namorada Samantha Herrera de que ele ainda está vivo e mora no estado americano no Texas.
O documentário, que estreia na plataforma de streaming nesta quarta-feira (24), é dirigido pelo vencedor do Bafta Charlie Russell e utiliza uma mistura de imagens não editadas e entrevistas para investigar a vida conturbada de John McAfee.
Spazz Bhabie [criadora de conteúdo] – Curiosidade: [John McAfee] me deu a permissão de lançar a música que criei à qual ele ouviu e gostou um pouco antes de ser preso e agora está morto. Não decidi se vou lançá-la por compaixão ao seu falecimento.
Rob Loggia [diretor operacional na McAfee] — Curiosidade: O mundo só tem a palavra de autoridades governamentais de que [John McAfee] está morto. Em outras palavras, não sabemos de quase nada. John McAfee se tornou… o McAfee de Schrödinger. Se ele gostou de sua música, deixe o mundo ouvi-la.
Fun Fact: The world has only the word of government officials that @officialmcafee is deceased. In other words, we know precisely nothing. John McAfee has become… Schrödinger’s McAfee. If he liked your song, let the world hear it. https://t.co/r6GYvEWojc
— Rob Loggia (@Loggiaonfire) August 21, 2022
Em entrevista à revista Esquire, o diretor Russell afirma que começou a conversar com McAfee sobre a possível criação de um documentário após o empreendedor de tecnologia ter começado a fugir por conta de evasões fiscais.
Russell alega que enviou mensagens a McAfee e, após fornecer suas informações e falar com ele, foi convidado a se unir ao magnata e filmá-lo.
“Gênio, Polêmico e Fugitivo” é o resultado final.
Quando perguntado sobre as afirmações de Herrera de que McAfee a ligou após sua morte, Russell contou à Esquire que ele não sabe o que pensar nem o que Herrera pensa. “Ela diz isso e depois olha para a câmera e não sei dizer se ela acha que isso é real ou não”, explicou.
De acordo com o jornal New York Post, McAfee sofreu um ataque cardíaco em 2012 após ter terminado o relacionamento com Herrera, que havia começado quando ela tinha 18 anos de idade, segundo a informação fornecida aos entrevistadores.
Em seguida, ele se casou com Janice Dyson. A viúva de McAfee, Janice McAfee, não respondeu a um pedido por comentários do Decrypt. No entanto, em seguida, ela tuitou que seu falecido marido havia, sim, morrido.
Ah, como eu gostaria que isso fosse verdade. Se John estivesse vivo, tenho plena certeza de que ele não estaria se escondendo no Texas.
Oh how I wish this were true. If John were alive I’m pretty sure he would not be hiding out in Texas. https://t.co/BQnEqPIxOY
— Janice McAfee (@theemrsmcafee) August 23, 2022
Leia Também
“O Texas é incrível, com certeza”, esclareceu. “Mas John estava preso em uma prisão na Espanha por conta de acusações falsas contra ele da [Receita Americana], então duvido que ele escolheria se esconder na América. Isso seria tolice.”
Condenação de John McAfee
McAfee foi condenado a 30 anos de prisão por denúncias de evasão fiscal por um suposto esquema de “pump and dump” de uma oferta inicial de moeda (ou ICO, na sigla em inglês), que autoridades alegam tê-lo feito lucrar mais de US$ 23 milhões.
“Pump and dump” é o termo dado a esquemas ilegais de manipuladores que tentam impulsionar o preço de um ativo por meio de recomendações falsas.
“Você está questionando como você se sente ao assistir [sobre] esse homem que, sem dúvidas, fez coisas terríveis”, contou Russell à Esquire.
“As pessoas em torno dele estão cientes do quão terrível ele pode ser e quão alegre ele pode ser, então é sobre como você equilibra essas duas coisas.”
Em junho de 2021, McAfee morreu em um suposto suicídio enquanto estava preso na Espanha.
A viúva de McAfee continua questionando as autoridades sobre os detalhes da morte de seu marido e anunciou uma petição para pressionar o governo espanhol para liberar os restos mortais de seu marido para que uma autópsia independente possa ser realizada.
É difícil expressar em palavras o que tem sido a vida nesse último ano. Ainda não consigo acreditar que John se foi.
Se você ainda não o fez, por favor, assine essa petição para ajudar a pressionar as autoridades espanholas a liberarem os restos mortais de John para que ele finalmente possa descansar em paz.
Its difficult to put into words what life has been like this past year. I still can’t believe John is gone. If you haven’t yet please sign this petition to help pressure the Spanish authorities to release John’s remains so he can finally be laid to rest.https://t.co/PJ5jH5MN2x
— Janice McAfee (@theemrsmcafee) June 23, 2022
Em junho, a Reuters noticiou que os restos mortais de McAfee ainda estão em um necrotério na Espanha.
*Traduzido por Daniela Pereira do Nascimento com autorização do Decrypt.co.
Quer negociar mais de 200 ativos digitais na maior exchange da América Latina? Conheça o Mercado Bitcoin! Com 3,8 milhões de clientes, a plataforma do MB já movimentou mais de R$ 50 bilhões em trade in. Crie sua conta grátis!