Imagem da matéria: Mercado Bitcoin lista Optimism (OP) em sua plataforma
(Foto: Optimism)

O Mercado Bitcoin, maior plataforma de ativos digitais da América Latina, listou nesta segunda-feira (6) o Optimism (OP), token de um dos maiores projetos voltados para aumentar a eficiência do Ethereum.

Lançada ao mercado em 31 de maio, o token faz parte da solução de escalabilidade de segunda camada (L2) que tem o objetivo de ter transações com a segurança da rede Ethereum, de forma mais rápida e barata.

Publicidade

Isso é possível por meio do Optimistic Rollups, uma tecnologia cripto que agrupa as transações para reduzir a carga de tráfego na rede principal.

Entendendo Optimistic Rollups

O processo do Optimism conta com os sequenciadores que executam os cálculos off-chain, publicando os dados de transação compactados em um contrato inteligente no Ethereum, com diversos pontos de verificação em momentos periódicos.

Toda vez que o sequenciador publica informações de uma transação, há uma janela na qual qualquer pessoa pode executar cálculos para determinar se os dados da transação são válidos.

Após esse fluxo, o verificador recebe parte do depósito como recompensa pelo esforço enquanto o restante é queimado, e em seguida, um novo sequenciador verifica os dados registrados na cadeia.

Publicidade

Para Lucas Pinsdorf, especialista de novos negócios do Mercado Bitcoin, devido ao número cada vez maior de usuários usando a rede Ethereum, certas limitações foram encontradas, sendo assim as soluções de segunda camada fazem a diferença, melhorando a capacidade da rede e reduzindo taxas.

As principais vantagens do OPTIMISM (OP) são:

Interoperabilidade: foi projetado para que os usuários possam enviar mensagens arbitrárias entre contratos inteligentes no Optimism e no Ethereum, possibilitando a transferência de ativos, incluindo tokens ERC 20, entre as duas redes.

Velocidade: permite que as transações sejam concluídas em uma velocidade muito acima da rede principal do Ethereum.

Escalabilidade: com a diminuição dos custos por transações em até 100 vezes, o projeto busca trazer uma alta escalabilidade para o mundo cripto.

Distribuição para bens públicos: construiu uma fonte de financiamento sustentável nos mecanismos da própria rede. A receita direta ou leiloada do sequenciador é distribuída de volta ao ecossistema principalmente por meio do Financiamento de Bens Públicos Retroativos, criando fortes incentivos para que os indivíduos construam para o bem público do Optimism Collective.

Publicidade

Governança: irá distribuir 5,4% do fornecimento inicial total de tokens (231.928.234 OP) para projetos e comunidades do Optimism por meio do Governance Fund. O objetivo do Governance Fund é capacitar a comunidade do OP para incentivar proativamente o crescimento futuro de projetos e comunidades no ecossistema Optimism.

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: Manhã Cripto: ETFs de Bitcoin e Ether estreiam em Hong Kong; Setor aguarda sentença de ex-CEO da Binance

Manhã Cripto: ETFs de Bitcoin e Ether estreiam em Hong Kong; Setor aguarda sentença de ex-CEO da Binance

Os seis novos ETFs de Bitcoin e Ethereum à vista que estrearam nesta terça-feira (30) em Hong Kong movimentaram US$ 11,2 milhões
Imagem da matéria: Manhã Cripto: Consensys processa SEC para proteger Ethereum; Worldcoin mira parceria com OpenAI

Manhã Cripto: Consensys processa SEC para proteger Ethereum; Worldcoin mira parceria com OpenAI

A Consensys tenta impedir que a SEC classifique o Ethereum como valor mobiliário
Fachada de um prédio da BlackRock na Califórnia, EUA

Hedera (HBAR) salta 113% em meio à confusão sobre fundos tokenizados da BlackRock

A BlackRock, no entanto, disse que não está diretamente envolvida no esforço de tokenização da Archax
Criptomoedas sobre uma mesa e uma bandeira da Coreia do Sul ao fundo

Coreia do Sul quer oficializar unidade de investigação de criptomoedas em meio a aumento de crimes no setor

A Unidade de Fusão de Ativos Virtuais pode ter seu status de vigilante temporário para permanente