Apesar de ainda ser uma novidade no mercado, a tokenização está se espalhando por diversas áreas. Hoje em dia, os tokens estão em praticamente todos os lugares, indo muito além de servirem apenas como formas de pagamento ou de participação em empresas, por exemplo, como é o caso do Fan Token.
Neste artigo, você saberá tudo o que precisa para entender mais sobre esse tipo de token que vem ganhando cada vez mais atenção das pessoas. Boa leitura!
O que é um token?
Primeiramente, é importante conceituar o que é um token antes de nos aprofundarmos mais sobre o Fan Token em si.
Os tokens, no mercado cripto, são a fração digital de um ativo real, criada em uma Blockchain, tecnologia que surgiu junto ao Bitcoin em 2008. Ela pode ser considerada uma espécie de livro contábil em que estão concentradas todas as informações relacionadas às transações, como, por exemplo, a quantia de tokens transacionados, quem os enviou e quem os recebeu e muito mais.
Todas essas informações são armazenadas dentro de um bloco, que possui um registro de hora e data. De tempos em tempos, um novo bloco é formado e interligado ao anterior, criando uma “cadeia de blocos” (como o próprio nome diz) imutável, ou seja, que em hipótese alguma será alterada.
Existem 4 tipos principais de tokens: os payment tokens (de pagamento), utility tokens (de utilidade), security tokens (de valores mobiliários) e os queridinhos do momento, os NFTs (tokens não fungíveis ou non-fungible tokens).
O Fan Token, por ser, normalmente, ligado a grupos esportivos e oferecer a quem o compra acesso a produtos e serviços exclusivos, além da participação em votações, pode ser definido como utility token.
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Como o Fan Token funciona?
Na prática, o Fan Token funciona como um programa de sócio-torcedor de clubes de futebol, mas com algumas diferenças, como, por exemplo, o fato de ele ficar armazenado na Blockchain, não ter a necessidade de pagamento de mensalidade para mantê-lo e, também, valer dinheiro para quem o compra, uma vez que, com o tempo, o token pode valorizar, de acordo com a movimentação do mercado.
O objetivo da criação do Fan Token é o de conectar quem os possui com times, artistas e muito mais de uma forma bem simples e efetiva. Esse tipo de token gera engajamento e movimenta as bases de fãs, trazendo uma nova movimentação para o mercado cripto.
Quando uma pessoa investe no Fan Token, pode fazer parte de decisões internas, ganhar prêmios exclusivos e até mesmo descontos, além, é claro, de poder ter acesso exclusivo e antecipado a conteúdos e benefícios relacionados a quem está por trás do Fan Token.
Ao permitir que os fãs tenham acesso a tantos benefícios, o Fan Token acaba sendo uma experiência única, além de tornar o mercado cripto ainda mais acessível, uma vez que é uma forma de dar os primeiros passos nele sem precisar desembolsar grandes quantias.
Acredito que esse é o principal papel da tokenização: democratizar o acesso a investimentos, além de tornar tudo mais ágil e transparente, tanto para o dono do ativo tokenizado quanto para quem compra os tokens.
Espero que você tenha entendido mais sobre o Fan Token e a sua grande importância para as movimentações do mercado cripto!
Sobre o autor
Daniel Coquieri é CEO da empresa de tokenização de ativos Liqi Digital Assets. Empreendedor do ramo da tecnologia, foi fundador da BitcoinTrade, uma das maiores corretoras de criptomoedas do Brasil.