O governo da Coreia do Sul vai lançar um ‘Comitê de Ativos Digitais’ para supervisionar as exchanges de criptomoedas a partir do próximo mês, segundo publicação do site local NewsPim.
A nova entidade será uma versão maior e reorganizada do Comitê Especial de Ativos Virtuais (SCVC), que foi formado após o crash da TerraForm Labs no mês passado, que viu sua stablecoin TerraUSD (UST) e seu token de governança Terra (LUNA) perderem bilhões em questão de dias.
“O lançamento do Comitê de Ativos Digitais se dará imediatamente após a posse do novo presidente da Comissão de Serviços Financeiros (FSC)”, disse um funcionário do governo ao site.
O recém-eleito presidente sul-coreano, Yoon Suk-yeol, ainda não nomeou um candidato para substituir o presidente do FSC, Koh Seungbeom, mas deve fazê-lo nas próximas semanas. O FSC é o principal regulador financeiro do país.
O Comitê de Ativos Digitais fará recomendações de políticas, incluindo critérios para listagens de criptomoedas nas corretoras, um cronograma para Ofertas Iniciais de Moeda (ICO), e ações de proteção a investidores até que seja constituída a lei básica para o setor, apelidada de Digital Asset Basic Act (DABA).
Leia Também
O DABA é um pacote de políticas direcionado para o setor de criptomoedas que o presidente Suk-yeol pretende introduzir no próximo ano, juntamente com um regulador do governo mais ativo.
Coreia do Sul e as criptomoedas
Atualmente, as cinco principais corretoras de criptomoedas da Coreia do Sul — Upbit, Bithumb, Coinone, Korbit e Gopax — estão cooperando para evitar que outro cenário como o da Terra Luna se repita, de acordo com o relatório de ontem.
No entanto, a quantidade crescente de dinheiro transacionado nas corretoras fez com que o governo se sentisse pressionado a intervir.
“No final do ano passado, a movimentação diária de ativos virtuais era de 11,3 trilhões de won (cerca de US$ 9,1 bilhões), algo semelhante ao volume de negociação diária da KOSDAQ [bolsa de valores do país] “, disse o professor Hwang Seok-jin, membro do SCVC. “Mas não há proteção ao investidor, pois não há um sistema para isso”, acrescentou.
*Traduzido por Portal do Bitcoin com autorização do Decrypt.co.