Martelo de juiz e moeda física de bitcoin sob uma base com a abndeira da Coreia do Sul
(Foto: Shutterstock)

O governo da Coreia do Sul vai lançar um ‘Comitê de Ativos Digitais’ para supervisionar as exchanges de criptomoedas a partir do próximo mês, segundo publicação do site local NewsPim.

A nova entidade será uma versão maior e reorganizada do Comitê Especial de Ativos Virtuais (SCVC), que foi formado após o crash da TerraForm Labs no mês passado, que viu sua stablecoin TerraUSD (UST) e seu token de governança Terra (LUNA) perderem bilhões em questão de dias.

Publicidade

“O lançamento do Comitê de Ativos Digitais se dará imediatamente após a posse do novo presidente da Comissão de Serviços Financeiros (FSC)”, disse um funcionário do governo ao site.

O recém-eleito presidente sul-coreano, Yoon Suk-yeol, ainda não nomeou um candidato para substituir o presidente do FSC, Koh Seungbeom, mas deve fazê-lo nas próximas semanas. O FSC é o principal regulador financeiro do país.

O Comitê de Ativos Digitais fará recomendações de políticas, incluindo critérios para listagens de criptomoedas nas corretoras, um cronograma para Ofertas Iniciais de Moeda (ICO), e ações de proteção a investidores até que seja constituída a lei básica para o setor, apelidada de Digital Asset Basic Act (DABA).

O DABA é um pacote de políticas direcionado para o setor de criptomoedas que o presidente Suk-yeol pretende introduzir no próximo ano, juntamente com um regulador do governo mais ativo.

Publicidade

Coreia do Sul e as criptomoedas

Atualmente, as cinco principais corretoras de criptomoedas da Coreia do Sul — Upbit, Bithumb, Coinone, Korbit e Gopax — estão cooperando para evitar que outro cenário como o da Terra Luna se repita, de acordo com o relatório de ontem.

No entanto, a quantidade crescente de dinheiro transacionado nas corretoras fez com que o governo se sentisse pressionado a intervir.

“No final do ano passado, a movimentação diária de ativos virtuais era de 11,3 trilhões de won (cerca de US$ 9,1 bilhões), algo semelhante ao volume de negociação diária da KOSDAQ [bolsa de valores do país] “, disse o professor Hwang Seok-jin, membro do SCVC. “Mas não há proteção ao investidor, pois não há um sistema para isso”, acrescentou.


*Traduzido por Portal do Bitcoin com autorização do Decrypt.co.

VOCÊ PODE GOSTAR
Fachada de um prédio da BlackRock na Califórnia, EUA

Hedera (HBAR) salta 113% em meio à confusão sobre fundos tokenizados da BlackRock

A BlackRock, no entanto, disse que não está diretamente envolvida no esforço de tokenização da Archax
Imagem da matéria: Receita Federal dos EUA acende alerta do mercado ao sinalizar que planeja acabar com anonimato em cripto

Receita Federal dos EUA acende alerta do mercado ao sinalizar que planeja acabar com anonimato em cripto

Um novo formulário do IRS parece indicar que a agência exigirá os endereços de carteiras de usuários DeFi
Imagem da matéria: Novo token da Friend.Tech tem estreia conturbada e desaba mais de 90%

Novo token da Friend.Tech tem estreia conturbada e desaba mais de 90%

Uma série de problemas no airdrop do token e na nova versão da Friend.tech desanimou os investidores
várias criptomoedas stablecoins sob uma mesa

Menos de 10% das transações com stablecoins são de usuários reais, diz Visa

Dados da Visa mostram que mais de 90% das transações com stablecoins foram feitas por robôs ou traders de grande escala