O uso dos smarts contracts é amplo. Vamos pegar um exemplo conhecido com as criptomoedas?
Imagine que duas pessoas querem transacionar 20 unidades de ether. Porém, a parte A tem a exigência de que o valor só seja enviado no dia 31/03/2022. Somente quando chegarmos nesta data (condição imposta) é que a transação será executada.
Outro exemplo interessante e mais complexo é o testamento. Neste documento, o testador descreve todos os seus bens, os herdeiros com seus dados pessoais (inclusive conta bancária), e o valor que será destinado a cada um deles. É possível fazer um contrato inteligente? Sim!
O advogado redige o testamento na linguagem comum. Isso envolve, inclusive, o valor que será destinado ao pagamento de tributos, dentre outras questões.
Na sequência, o desenvolvedor de sistemas transcreve as informações do testamento em linguagem de programação. Em seguida, insere-o na blockchain.
O evento que ativa o contrato autoexecutável é a publicação do atestado de óbito na rede.
Com a morte do testador e a respectiva publicação do atestado, a transmissão dos bens acontece de forma automática. Não há burocracia e há menor custo comparado a um testamento tradicional.
Conheça a seguir outros exemplos de uso dos smarts contracts:
- Setor imobiliário: uma transação imobiliária (locação, por exemplo) pode ser elaborada por meio de smarts contracts. Assim que as condições pré-acordadas acontecem, o contrato se executa. Por exemplo, a assinatura dos fiadores no contrato autoriza a liberação das chaves para vistoria pré-ocupação.
- Eleições: registro dos resultados das votações na Blockchain. Ao serem distribuídos entre os nós da rede, os dados são validados e criptografados. Eles permanecem anônimos, e os votos não podem ser alterados ou adulterados. Isso garante mais segurança e confiabilidade aos resultados.
- Pagamento de direitos autorais: é possível implementar um smart contract relativo a determinado fonograma ou obra cultural. Ao gravar a propriedade de certa música ou filme na Blockchain, é possível garantir o pagamento dos direitos autorais quando a obra for utilizada para fins comerciais.
- Contratos de seguro: a base de dados nos contratos de seguro definem o grau de risco e o integra a um sistema de pagamentos. Em caso de sinistro, ao serem acionadas, as seguradoras liberam automaticamente a indenização caso as condições sejam cumpridas.
Entendeu quais exemplos de uso do smart contract? Esses contratos inteligentes podem ser aplicados em diversos segmentos, pois trazem muitas vantagens.
Quais as vantagens do smart contract?
Você já aprendeu como programar smart contract e como fazer um smart contract.
Entendeu que esse contrato inteligente está diretamente relacionado com a blockchain. A partir disso, é fácil entender suas vantagens.
Segurança
A principal vantagem de um smart contract é a inviolabilidade e a segurança jurídica própria da blockchain. Os registros são criptografados, e apenas as partes envolvidas trabalham no contrato, cujo código é auto executável.
Ou seja, após a assinatura eletrônica deste contrato, ele será monitorado por computadores ligados à rede de Blockchain onde foi registrado.
Além disso, a tecnologia aplicável aos contratos é 100% auditável. Qualquer alteração após a assinatura deve ser necessariamente validada pelas partes. Isso impede fraudes contratuais.
Transparência
Um contrato estabelecido em Blockchain pode ser acessado e revisado pelos nós da rede a qualquer momento. Isso traz mais transparência para todos, além de evitar contestações.
Velocidade, precisão e eficiência
Por serem auto executáveis, os smart contracts proporcionam muita velocidade nas transações. Basta que um evento previsto ocorra para que as condições das cláusulas sejam cumpridas.
A execução é, assim, imediata.
Além disso, como não há intermediários, como bancos e advogados, a burocracia é menor. Isso também traz mais velocidade de execução, além de eficiência às negociações.
Por apresentarem termos de contrato explícitos, sem margem para interpretações errôneas, os smart contracts também são mais precisos.
Menor custo
O monitoramento automático dos contratos inteligentes pela blockchain traz menor chances de erros e mais agilidade. Devido à menor intervenção humana (profissionais e intermediários), é uma alternativa para redução de custos.
A redução também acontece quando pensamos nos gastos com papéis, autenticação e cartório, que passam a ser inexistentes.
Armazenamento facilitado
Os contratos inteligentes não dependem de espaço de armazenamento. Eles são registrados na rede Blockchain, um ambiente virtual.
Além disso, os blocos da cadeia mantêm registros passados. Isso facilita a recuperação de contratos antigos.
Qual a importância do smart contract?
Aprender como construir um smart contract é importante, porque é um instrumento que traz muitas vantagens para as partes. Desses benefícios, podemos imaginar também sua importância, que está diretamente ligada à sua finalidade.
Qual objetivo dos smarts contracts? Veja:
- Automatizar a execução de um acordo para que todos os participantes possam ter certeza imediata do resultado. Essa automatização evita o envolvimento de um intermediário ou a perda de tempo.
- Possibilitar o maior controle das partes, pois elas podem gerar lembretes, realizar pesquisas, avaliar as datas de vencimento etc.
- Automatizar um fluxo de trabalho, acionando a próxima ação quando as condições forem atendidas.
- Permitir que as partes acompanhem os processos do início à execução de cada cláusula acordada.
Após compreender como funciona smart contracts no ethereum, você percebe que eles possibilitam às pessoas fazer negociações por meio da internet, de maneira segura, e sem intermediários.
Isso porque a natureza da blockchain é descentralizada. Nestes contratos inteligentes, utilizamos redes contábeis descentralizadas. Na prática, evita-se o envolvimento de bancos e outros intermediários, proporcionando mais liberdade a todos.
Percebe como esse contrato inteligente é importante para as partes? Que tal nos aprofundarmos sobre o que é smart contract Blockchain?
Blockchain e smart contract
Qual a relação entre o contrato inteligente e a blockchain?
Quando falamos sobre como os smarts contracts funcionam, apontamos também alguns passos sobre como construir um smart contract. O cerne da questão é a rede blockchain.
Eles são escritos em códigos na rede.
Os nós avaliam as transações e as verificam. O bloco verificado recebe sua criptografia dentro dessa cadeia de registros. Quando a condição prevista em contrato acontece, o código é executado.
Perceba que esses contratos inteligentes só são possíveis devido à rede blockchain. Esse grande banco de dados seguro e praticamente a prova de fraudes armazena os dados do contrato sem necessidade de intermediário.
Você não precisa de uma instituição tradicional para validar os smart contracts. É um registro seguro e inviolável dos dados, motivo pelo qual é utilizado para transações financeiras com criptomoedas.
É importante ressaltar que os contratos inteligentes não são utilizados somente na rede Ethereum. Ela é a plataforma mais conhecida no uso da tecnologia, mas não a única.
Há outras plataformas relevantes, como Cardano, Polkadot, Solana.
Conclusão
Os smart contracts já estão revolucionando as relações entre as pessoas. Muitas empresas passaram a utilizar essa tecnologia baseada em blockchain para se aproveitarem das vantagens que ela oferece.
Segurança, transparência, velocidade e menor custo são algumas delas.
Para entender mais sobre os contratos inteligentes, é importante mergulhar na blockchain e na tokenização.
Confira o que é tokenização!
ABRA AGORA SUA CONTA GRÁTIS E COMEÇE A INVESTIR.