Imagem da matéria: Globo Exibe Reportagem Positiva Sobre Bitcoin no Fantástico
Tadeu Schmidt e Poliana Abritta falaram sobre criptomoedas (Foto: Reprodução)

As criptomoedas debutaram em rede nacional na noite de domingo (25), na Globo, em um dos programas mais tradicionais da televisão brasileira — o Fantástico. Em um cenário digital, os apresentadores Tadeu Schmidt e Poliana Abritta introduziram o assunto para uma reportagem bastante positiva de 12 minutos.

“Hoje é cada vez mais comum a opção de comprar com criptomoedas. Será que é esse o futuro do dinheiro?”, questiona Schmidt.

Publicidade

A matéria abre com um exótico cenário rural. “Olho na vaca, outro no celular”, diz a voz em off da repórter, enquanto as imagens mostram um homem tirando leite de uma vaca. Em seguida, o homem fala a palavra mágica para muita gente: “O Bitcoin precisa de atenção”.

A partir de então, o cenário muda para agilidade da cidade. “Dá pra ficar rico comprando Bitcoin?”, pergunta a jornalista. E quem responde à dúvida é o Rodrigo Batista, sócio da corretora Mercado Bitcoin. “Muita gente ficou e muita gente perdeu”, diz o empresário.

Globo fez uma introdução ao Bitcoin

O ponto central da reportagem foi fazer uma grande introdução que abarcasse os aspectos centrais do tema. Tudo bem, eles usam o termo ‘moeda virtual’ diversas vezes, mas no geral o assunto é retratado de maneira correta para uma audiência de milhões de pessoas.

“O Bitcoin é dinheiro, como o real ou o dólar. A principal diferença é que não tem um banco central ou um governo ligado ao bitcoin”, prossegue a matéria cheia de infográficos.

Publicidade

A reportagem alerta para a grande volatilidade da moeda e tenta explicar o que é blockchain, que chama de grande teia de computadores espalhados pelo mundo que registram todas transações como um livro-caixa. Conversa com especialistas no Estados Unidos e no Brasil e traz casos de jovens que aderiram às criptomoedas porque perderam a confiança no sistema financeiro tradicional.

Um dos casos é de um brasileiro chamado Gustavo Montandon, que classifica o Bitcoin como ouro digital. Desta fala, a reportagem aproveita para falar e explicar sobre o processo de mineração. Mais do que isso: a repórter mostra uma mineradora com 700 computadores nos EUA.

Embora existam os tradicionais alertas contra os esquemas e os sites pouco confiáveis, além dos avisos de cautela do Banco Central, não há uma voz crítica à tecnologia. Pelo contrário: ao final, uma das repórteres faz uma compra com Bitcoin no interior do Rio Grande do Sul.

Veja a reportagem Fantástico abaixo:

https://www.facebook.com/Fantastico/posts/1630103180360789

Leia também: Artista Esconde Bitcoin Para Quem Conseguir Decifrar Seus Quadros

 

BitcoinTrade

A primeira plataforma Brasileira que você pode comprar com segurança utilizando o seu Cartão de Crédito como forma de pagamento. Eles aceitam Visa e Mastercard. A BitcoinTrade ainda conta com certificação de segurança PCI Compliance, a única no Brasil. Acesse aqui: https://www.bitcointrade.com.br

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: Manhã Cripto: Bitcoin atinge menor preço em 5 meses em dia de alta tensão no mercado

Manhã Cripto: Bitcoin atinge menor preço em 5 meses em dia de alta tensão no mercado

O Bitcoin acompanha as quedas dos mercados globais após tarifaço imposto pelos Estados Unidos ao restante do mundo
moeda de bitcoin com bandeira do brasil ao fundo (1)

Bitcoin pode ajudar Brasil a fazer investimentos em infraestrutura e educação, diz membro do governo Lula

“Precisamos refletir: que mundo é este que estamos após a crise de 2008? É a resposta que o Bitcoin busca oferecer”, diz Pedro Guerra
Imagem da matéria: Hashrate do Bitcoin atinge novo recorde e ultrapassa 1 zettahash por segundo

Hashrate do Bitcoin atinge novo recorde e ultrapassa 1 zettahash por segundo

Nunca houve tanto poder computacional empregado na rede do Bitcoin, o que torna a mineração uma atividade cada vez mais difícil
Charles Hoskinson criador da cardano, durante live

Criador da Cardano prevê Bitcoin a US$ 250 mil até final do ano

O criador da Cardano também vê gigantes como Apple e Amazon adotando stablecoins para pagamentos