Imagem da matéria: Concurso para juiz federal exige conhecimento em criptomoedas, blockchain e smart contracts
(Foto: Shutterstock)

Divulgado na segunda-feira (16), o 18º concurso para juiz federal substituto do Tribunal Federal da 4ª Região exige conhecimentos em criptomoedas e blockchain nos requisitos do conteúdo programático da prova de avaliação dos candidatos. As informações foram publicadas pelo Diário Oficial da União.

O salário para essas vagas é de R$ 32 mil. As inscrições começam às 13h do dia 20 de maio (sexta-feira) e vão até às 14h do dia 20 de junho. O valor de inscrição para fazer a prova é de R$ 320. Para mais informações, clique aqui para acessar o site do TRF-4.

Publicidade

Dentro do conteúdo programático, o segundo tópico da área de Direito Digital é “Persecução Penal e novas tecnologias” e estabelece que os candidatos devem saber sobre “crimes virtuais e cibersegurança, deepweb e darkweb, provas digitais, criptomoedas e lavagem de dinheiro”.

Logo no terceiro tópico da mesma área o concurso dispõe que o aprovado deve ter “noções gerais de contratos Inteligentes [smart contracts], Blockchain e Algoritmos”.

O ecossistema cripto volta a aparecer no conteúdo programático no 12º tópico da área de Direito Civil. Os candidatos devem ter “noções gerais de contratos Inteligentes, Blockchain e Algoritmos. Marco Civil da Internet, Lei Geral de Proteção de Dados e proteção de dados pessoais”.

Pré-requisitos e datas

O Tribunal Federal da 4ª Região tem jurisdição sobre todos os estados da Região Sul do Brasil: Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Neste concurso foram abertas ao todo 20 vagas, sendo uma destinada para pessoas com deficiência e quatro para para candidatos que se autodeclararem negros, pretos ou pardos.

Publicidade

Como pré-requisitos, os candidatos devem ser bacharéis em Direito por três anos e ter o pelo meno o mesmo tanto de tempo de atividade jurídica.

A primeira etapa será a prova discursiva no dia 7 de outubro de 2022. Depois, no dia 8 de outubro, a prova de prática de Sentença Civil. Já no dia 9 de outubro será a prova de prática de Sentença Penal.

As provas orais serão divulgadas por edital posteriormente.

VOCÊ PODE GOSTAR
CEO do MB Reinlado Rabelo em evento da CVM na USP

“A Bolsa é sim lugar de startups”, diz CEO do Mercado Bitcoin em evento da CVM

Reinaldo Rabelo participou do evento do “Tecnologia e Democratização dos Mercados de Capitais no Brasil”
moeda de bitcoin dentro de armadilha selvagem

CVM faz pegadinha e descobre que metade das pessoas cairia em golpe com criptomoedas

Junto com a Anbima, a entidade criou um site de uma empresa fictícia que simulava a oferta de investimentos com lucros altos irreais
Marcos Pasquim promove Mineradora Manah

Manah: Mineradora de ouro promovida por galãs da Globo é acusada de dar calote em investidores

Promovida por Márcio Garcia e Marcos Pasquim, a Mineradora Manah prometia pagar 3% ao mês aos investidores, mas agora está sendo acusada de calote no Reclame Aqui e nas redes sociais
Imagem da matéria: Justiça nega pedido de liberdade para PM acusado de vender armas ao "Faraó do Bitcoin"

Justiça nega pedido de liberdade para PM acusado de vender armas ao “Faraó do Bitcoin”

Réu é acusado de ser responsável pela segurança do criador da GAS Consultoria e vender armas para a organização criminosa