Imagem da matéria: Governo do Egito Força Cidadãos a Minerarem Criptomoedas, Diz Estudo
Sites religiosos e pornográficos ‘infectam’ os usuários (Foto: Yasir Hussain)

O governo do Egito, ou entidades a ele ligadas, está, secretamente, forçando seus cidadãos a minerar criptomoedas. A reportagem do site Quartz mostra que o governo sequestrou conexões de usuários locais da Internet. A informação faz parte de um estudo desenvolvido por pesquisadores que estudam o tema segurança, na Universidade de Toronto, no Canadá.

Os pesquisadores identificaram um esquema chamado “AdHose”, que redireciona secretamente o tráfego da web egípcia para um malware que usa os computadores para minerar a criptomoeda Monero ou exibir anúncios.

Publicidade

Conforme o estudo, a AdHose conta com hardware instalado nas redes da Telecom Egypt e é usado de duas maneiras. A mais comum é o modo “spray”, que redireciona os navegadores para uma rede de anúncios ou malware de mineração (chamado Coinhive) a partir de qualquer site que o usuário infectado tenta visitar. Uma varredura feita em janeiro apontou que 95% dos dispositivos observados foram afetados por AdHose.

Site religioso e canal pornô

O segundo modo de atuação é o “Spray” e, conforme os pesquisadores, é usado com moderação. A alternativa é o modo “trickle” e que vem sendo usado de forma contínua. Ele redireciona o tráfego da web somente quando os usuários visitam sites específicos – estão na listas o site religioso CopticPope.org e o canal pornô Babylon-X.com.

O hardware usado para implementar a Adhose também funciona como uma ferramente de censura, Ela bloqueia o acesso a meios de comunicação, como a rede Al Jazeera e ONGs como a Human Right Watch. Os pesquisadores encontraram estruturas semelhantes na Turquia e na Síria. Em vez de criptografia ou anúncios, os usuários desses países acabavam instalando um spyware achando que estavam baixando programas anti-vírus legítimos.

O fabricante do hardware é a canadense Sandvine, que desde o ano passado juntou-se à Procera Networks. Segundo os pesquisadores, a empresa chamou o relatório por eles preparado de “falso, enganador e equivocado”.

Publicidade

 

BitcoinTrade

A primeira plataforma Brasileira que você pode comprar com segurança utilizando o seu Cartão de Crédito como forma de pagamento. Eles aceitam Visa e Mastercard. A BitcoinTrade ainda conta com certificação de segurança PCI Compliance, a única no Brasil. Acesse aqui: https://www.bitcointrade.com.br

VOCÊ PODE GOSTAR
Criptorama 2024, Carolina Bohrer

Empresas do setor de criptomoedas devem se antecipar e fazer auditoria, aconselha Banco Central

“É uma ação que faz sentido e vai ajudar todo mundo a ver qual a melhor estrutura e ter tempo de ajustar problemas”, diz executiva do BC
Imagem da matéria: Rapper 'Razzlekhan' pega 18 meses de prisão por roubo de US$ 10 bilhões em Bitcoin

Rapper ‘Razzlekhan’ pega 18 meses de prisão por roubo de US$ 10 bilhões em Bitcoin

Heather Morgan, também conhecida como ‘Razzlekhan’, foi condenada por seu papel no hack da Bitfinex em 2016
J. Christopher Giancarlo posa para foto

“Crypto Dad” nega rumores de cargo na SEC: “Já limpei a bagunça de Gensler”

Christopher Giancarlo também rebateu rumores de que estaria buscando cargo cripto no Tesouro dos EUA, alegando que eles “também estavam errados”
Imagem da matéria: Memecoins disparam com Trump, Fed e Elon Musk; Dogecoin salta quase 30%

Memecoins disparam com Trump, Fed e Elon Musk; Dogecoin salta quase 30%

Os ventos favoráveis estão ajudando a alimentar o otimismo no setor cripto, incluindo as adoráveis memecoins inspiradas em cachorros e até no Elon Musk