Imagem da matéria: Cazaquistão suspende energia para mineração de bitcoin em meio a apagões na Ásia Central
Foto: Shutterstock

Não espere que mineradores de bitcoin (BTC) no Cazaquistão ganhem bitcoins durante a última semana de janeiro.

A estatal Kazakhstan Electricity Grid Operating Company (KEGOC) confirmou à Bloomberg que a eletricidade foi suspensa para empresas de mineração de bitcoin e criptomoedas de 24 até 31 de janeiro.

Publicidade

Isso não evitou que a Ásia Central fosse assolada pelo apagão na terça-feira (25), conforme uma rede elétrica desconectada deixou milhões no Cazaquistão, Quirguistão e Uzbequistão sem energia ou água.

Apesar de os governos dos países afirmarem que a energia estava sendo restaurada, mineradores de bitcoin no Cazaquistão não terão acesso a ela no futuro imediato.

Em 2021, o país da Ásia Central se tornou a segunda nação que mais minera bitcoin no mundo após sua vizinha China ter suspendido atividades de mineração de bitcoin.

Graças a seus depósitos de gás natural e carvão, o Cazaquistão possui um dos menores preços pelo consumo de eletricidade no mundo, ajudando mineradores a lucrarem.

A mineração é um processo que consome bastante energia, na qual pessoas e empresas usam hardwares específicos para executar computações que garantem a segurança da rede Bitcoin e emitam bitcoins.

Publicidade

Apesar de o Cazaquistão ter originalmente dado as boas-vindas à indústria de mineração embora a regulamentou, o desejo do governo em migrar do carvão, junto com grandes volumes de mineradores de bitcoin, forçou a rede elétrica.

Segundo estimativas do governo em setembro de 2021, mineradores de criptomoeda usaram até 8% do fornecimento de energia disponível do Cazaquistão.

Mais da metade desse uso vem de operações “cinzentas” que se recusaram a obter registro por conta de requisitos fiscais e as perspectivas de uma maior supervisão do governo.

Em novembro, Magzum Mirzagaliyev, o ministro de Energia do Cazaquistão, disse que operações reguladas não seriam desconectadas da rede nacional; o país queria reprimir mineradores sem licença.

No entanto, por enquanto, todos estão no escuro.

*Traduzido e editado por Daniela Pereira do Nascimento com autorização do Decrypt.co.

VOCÊ PODE GOSTAR
bonk memecoin solana

Memecoins disparam de preço enquanto Bitcoin permanece estável

O Bitcoin foi a maior notícia do fim de semana, mas o entusiasmo em torno do halving não alimentou um aumento nos preços — pelo menos ainda não
Imagem da matéria: Bitcoin ganha estátua no Brasil com Satoshi domando touro, símbolo de otimismo do mercado

Bitcoin ganha estátua no Brasil com Satoshi domando touro, símbolo de otimismo do mercado

O MB inaugurou uma estátua que simboliza a relevância do mercado cripto em 2024, marcado pela adoção institucional e o recorde de preço do BTC
Imagem da matéria: Transações de Runes dominam rede do Bitcoin e roubam espaço de tokens BRC-20

Transações de Runes dominam rede do Bitcoin e roubam espaço de tokens BRC-20

81% de todas as transações na rede do Bitcoin na terça-feira foram gravações de Runes
Celular com gráficos de ações e criptomoedas em queda no fundo

Preço de tokens BRC-20 da rede Bitcoin despencam antes do halving — Runes é o culpado?

Em semana crucial para a principal rede de criptomoedas, a ORDI caiu mais de 40%