Imagem da matéria: Investigação da Índia revela ligação entre ataques de hackers ao setor cripto e Hamas
Foto: Shutterstock

Uma investigação da divisão de Operações de Inteligência de Fusão e Estratégicas (ou IFSO, na sigla em inglês) da Polícia de Déli, que durou cinco meses, alegadamente revelou que o Hamas estava por trás de um hack a carteiras de criptomoedas, segundo o jornal Times of India.

De acordo com o artigo, o roubo das criptomoedas equivale a US$ 536 mil a preços atuais.

Publicidade

Alegadamente, os fundos haviam sido enviados por meio de diversas carteiras privadas antes de chegar às Brigadas de al-Qassam, a unidade miliar do Hamas.

Antes arrecadados em 2019 por um empresário na área residencial de Paschim Vihar, em Déli, a vítima perdeu o acesso à sua carteira, que continua bitcoin (BTC), ether (ETH) e bitcoin cash (BCH).

Os detalhes da carteira foram carregados na dark net (uma seção da internet que não é acessível por mecanismos tradicionais de pesquisa) que já está acostumada com finanças ilícitas e relacionadas a criptomoedas.

“A carteira confiscada pertencia a Mohammad Naseer Ibrahim Abdulla”, disse a IFSO no artigo. “Outra carteira, de onde as criptomoedas haviam sido transferidas, pertenciam a Ahmed QH Safi, de Rmallah, na Palestina.”

O jornal também noticiou que parte das criptomoedas roubadas foi transferida para um site britânico de apostas e um site de pornografia infantil.

Publicidade

Hamas e criptomoedas

Essa não é a primeira vez que Hamas utilizou criptomoedas para financiar sua atividade.

O grupo, considerado como uma organização terrorista pelos EUA, Reino Unido e outros governos, recorreu ao mercado de criptomoedas para evitar sanções internacionais.

Isso é bastante evidente durante épocas de conflito renovado com Israel. Segundo um funcionário sênior do Hamas em junho de 2021 (época em que houve um conflito armado com Israel), o grupo teve um aumento nas doações em bitcoin.

“Sem dúvidas houve um aumento [nas doações em bitcoin]. Parte do dinheiro é utilizada para fins militares para defender os direitos básicos dos palestinos”, afirmou.

Em 2019, as Brigadas de al-Qassam do Hamas estavam pedindo publicamente por doações em bitcoin.

O grupo, de acordo com o Departamento de Justiça dos EUA (ou DOJ), “se vangloriou que doações em bitcoin eram irrastreáveis e seriam usadas para causas violentas”.

*Traduzido e editado por Daniela Pereira do Nascimento com autorização do Decrypt.co.

VOCÊ PODE GOSTAR
moeda de bitcoin com bandeira do brasil ao fundo (2)

CEO do MB irá debater impactos da MP 1.303 para a indústria cripto do Brasil; participe

Objetivo será discutir os efeitos da nova medida, o que ainda está em jogo no Congresso e como navegar neste momento com mais clareza
PC Gamer com luzes azuis

Novo PC gamer para jogos cripto tem carteira de hardware integrada e botão de autodestruição

O B3, protocolo de jogos baseado na Base, adquiriu a fabricante de equipamentos para PC Andromeda Insights, revelando um desktop pronto para criptomoedas com um recurso surpreendente
Imagem da matéria: MB anuncia dolarização com taxa zero e lança renda passiva com dólar digital

MB anuncia dolarização com taxa zero e lança renda passiva com dólar digital

Movimentação do MB acontece no momento em que nova regra do IOF entra em vigor, aumentando para 3,5% as operações tradicionais
Imagem da matéria: Brasil tem 3ª maior adoção do cartão da Avalanche e rede amplia foco no país

Brasil tem 3ª maior adoção do cartão da Avalanche e rede amplia foco no país

Comunidade aberta a testar novas tecnologias faz a Avalanche ver o Brasil como “essencial” para o futuro da rede