Imagem da matéria: Rio de Janeiro vai investir 1% do Tesouro em criptomoedas e dar desconto para IPTU pago com bitcoin
Foto: Shutterstock

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, anunciou que pretende criar uma criptomoeda, investir parte do Tesouro da cidade no mercado cripto e dar desconto para quem pagar IPTU com Bitcoin. As informações são do jornal O Globo.

Paes falou na quinta-feira (13) na Rio Innovation Week, durante mesa de debate com o prefeito de Miami, Francis Suarez, que é um notório entusiasta das criptomoedas.

Publicidade

“A gente vai lançar o Cripto Rio e aplicar 1% do Tesouro em criptomoeda”, disse Paes sem especificar se esse investimento será feito em Bitcoin ou na moeda que a prefeitura pretende criar.

Em entrevista ao jornal O Globo, os secretários Pedro Paulo, da Fazenda, e Chicão Bulhões, de Desenvolvimento Econômico e Inovação, explicaram como planejam a dedução de imposto.

“Estamos estudando a possibilidade de quitar impostos com desconto adicional se pagar com bitcoins. Você pega o desconto da cota única de 7% (do IPTU), vira 10% se pagar em bitcoin. Vamos estudar o arcabouço jurídico para fazer isso”, disse Paulo.

A prefeitura quer usar incentivos fiscais para que empresas do universo das criptomoedas operem em outras regiões além de Leblon e Ipanema. Uma das metas é transformar o Porto Maravilha em polo do setor.

Publicidade

Hub brasileiro de ativos digitais

Já nesta sexta-feira (14) foi publicado no Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro o Decreto 50.145, que estabelece a criação de um grupo de estudos focado nas criptomoedas.

A notícia foi o destaque principal do jornal oficial. A chamada diz: “Rio se organiza para entrar no universo das criptomoedas”.

Logo depois o texto afirma: “A Prefeitura do Rio deu o primeiro passo para virar um hub nacional no mercado de moedas digitais. Um decreto publicado hoje cria um grupo de trabalho para propor ações relacionadas ao desenvolvimento deste mercado com o objetivo de impulsionar a economia carioca no universo cripto”.

O grupo de trabalho será coordenado pela Secretaria Municipal da Fazenda e Planejamento em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Simplificação.

Publicidade

A equipe irá estudar formas de estimular o uso das moedas por meio descontos aos contribuintes, sendo o IPTU citado como exemplo.

O texto do decreto afirma que a meta do Grupo de Trabalho é fazer estudos e análises para, em seguida, propor ações e projetos relacionados ao desenvolvimento de um mercado de moedas digitais, meios de pagamento e tecnologias blockchain, “visando ao impulsionamento da economia local neste segmento, otimização de instrumentos financeiros e fiscais da Prefeitura e obtenção de receitas para o Município do Rio de Janeiro”.

Crypto Rio

O texto do jornal revela um pouco do token oficial da cidade. Serão chamados de Crypto Rio e “poderão ajudar na ampliação de recursos para projetos estratégicos da cidade”.

O resultado do grupo de trabalho será publicado em 90 dias.

Repercussão internacional

A notícia rapidamente se espalhou pela imprensa internacional. O portal Coindesk ressaltou a intenção de fazer dedução de imposto para pagamentos com Bitcoin e lembrou que o prefeito de Miami, que participou do evento, também já disse ter planos de alocar parte do Tesouro da cidade em criptomoedas.

O portal The Block lembrou que, caso o Rio seja bem sucedido, será a primeira cidade do Brasil a ter bitcoin em seu balanço financeiro.

Publicidade

Já o Cryptopotato diz que se Miami quer ser a capital cripto dos Estados Unidos, o Rio de Janeiro tem a ambição de se tornar o maior hub da América do Sul para a indústria de ativos digitais.

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: Solana, XRP, Dogecoin e outros ETFs de cripto vão decolar?

Solana, XRP, Dogecoin e outros ETFs de cripto vão decolar?

Onda de ETFs que acompanham o desempenho de diferentes altcoins parece prestes a receber sinal verde dos reguladores
Ilustração de Elon Musk com olhos de laser

Elon Musk curte tweet que diz que ele compra Bitcoin secretamente

Tudo começou quando um usuário publicou uma crítica sutil ao comportamento de Elon Musk sobre economia
Celular com logo do aplicativo Robinhood com fundo com mesmo logo

Elon Musk e OpenAI atacam ações tokenizadas da Robinhood; entenda a polêmica

As ações tokenizadas da Robinhood foram alvo de críticas do criador do ChatGPT e de Elon Musk, que afirmam que o produto não oferece participação real nas empresas
mulher desesperada sentada em mesa de escritório

Brasileira perde R$ 271 mil em criptomoedas após exchange bloquear saques

Os golpistas exigiram que a vítima pagasse mais R$ 16 mil para recuperar os valores investidos