Imagem da matéria: CVM da Bolívia diz que negociação de criptomoedas está proibida no país
Foto: Shutterstock

Está proibido o uso, comercialização e negociação de criptomoedas por meio do Sistema Financeiro da Bolívia. O anúncio foi feito na terça-feira (11) pela Autoridade de Supervisão do Sistema Financeiro (ASFI), que cumpre papel equivalente ao da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) no Brasil.

Segundo a agência, as criptomoedas não autorização nem do Banco Central nem dela para serem utilizadas. 

Publicidade

O termo utilizado é “criptoativos”, que são definidos como “moedas digitais ou virtuais”.

“A Autoridade de Supervisão do Sistema Financeiro comunica que o uso, comercialização e negociação de criptoativos (moeda digitais ou virtuais) por meio do Sistema Financeiro, está proibido, já que as mesmas não contam com autorização do Banco Central da Bolívia ou desta Autoridade de Supervisão”, diz a nota divulgada.

A entidade alerta que o povo boliviano “não se deixe enganar por anúncios de ganhos extraordinários por meio de aplicações que transacionam criptomoedas, pois assim se expõe a riscos de fraude e de sofrer consequência legais por participar em operações proibidas”.

A ASFI recomenda que a população cheque em seu site se a instituição com quem se pretende fazer negócios está registrada nos canais oficiais do governo.

Bolívia e Bitcoin

A relação entre as autoridades da Bolívia e Bitcoin e criptomoedas nunca foi amigável.

Em 2014, o Banco Central publicou a Resolução de Diretório 044 estabelecendo a probição do uso de criptomoedas. A resolução proíbe a utilização de moedas que não sejam emitidas ou reguladas por estados, países ou zonas econômicas.

Depois, em maio do ano passado, a ASFI fez uma publicação em seu Twitter reafirmando a proibição do uso de criptomoedas.

VOCÊ PODE GOSTAR
mescla de dólares e moedas de bitcoin sobre a mesa

Investidores de Bitcoin podem ter que esperar meses para ver impacto do halving nos preços

Apesar do otimismo gerado pelo halving, a redução das compras de ETFs cripto e os impactos da guerra no Oriente Médio devem afetar rumo dos preços do Bitcoin
smartphone mostra logotipo da corretora de criptomoedas Crypto.com

Crypto.com adia lançamento na Coreia do Sul após visita inesperada de reguladores à sede

Um funcionário da agência reguladora expressou preocupações em relação às medidas de prevenção à lavagem de dinheiro da Crypto.com
Imagem da matéria: Coinbase anuncia suporte para Lightning Network do Bitcoin

Coinbase anuncia suporte para Lightning Network do Bitcoin

Usuários da exchange de criptomoedas Coinbase podem escolher a rede alternativa para transações mais rápidas e baratas do que a rede principal do Bitcoin
bloco de bitcoin, ordinals, runes

O maior Ordinals da história do Bitcoin acaba de ser inscrito — até onde eles vão crescer?

O maior arquivo de Bitcoin de todos os tempos acabou de ser criado. Será que o recorde pode ser quebrado novamente?