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Um estudo da plataforma de educação Coinware revelou uma tendência alarmante no mercado de criptomoedas: 76% dos influenciadores no X (antigo Twitter) promoveram memecoins cujos preços caíram para zero, ou seja, duas em cada três criptomoedas inspiradas em memes promovidas por eles estão mortas.

A equipe da Coinware analisou em um período de três meses o desempenho de 1.567 tokens promovidos no X por 377 influenciadores com pelo menos 10.000 seguidores e que frequentemente promovem memecoins. 

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A empresa usou então a Dune Analytics para coletar dados sobre os preços iniciais das memecoins e quanto elas passaram a valer no período após serem promovidas na rede social, considerando uma semana, um mês e então três meses.

(Fonte: Coinware)

O estudo analisou o desempenho de memecoins de sete a 90 dias após serem promovidas. 80% delas perderam 70% de seu preço em uma semana, após um mês, 90% das desabaram acima de 80%, e, após três meses, 86% caíram dez vezes seu preço.

“Isso significa que uma grande proporção de promoções conduzidas por influenciadores estão essencialmente preparando os investidores para o fracasso. Essas promoções geralmente enganam novos investidores, que entram nesses projetos sem entender os riscos associados”, afirma o relatório.

O número alarmante significa que mais de dois terços de moedas indicadas por influencers ou podem ser golpe ou mal elaboradas, o que destaca os riscos de depender das redes sociais para obter conselhos sobre investimentos.

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“Os dados indicam que a maioria dos investidores acaba com perdas significativas, geralmente em apenas algumas semanas de seu investimento”, ressalta.

Ganhos com memecoins promovidos por influenciadores

Em contraste, o estudo descobriu que apenas 1% dos influenciadores promoveram memecoins que subiram 10x. O relatório diz também que apenas 3% das moedas meme promovidas por influenciadores alcançaram esses ganhos.

“Isso destaca o quão extremamente raro é que memecoins apoiadas por influenciadores gerem retornos significativos, ao contrário do hype que elas geralmente geram”, diz o estudo. Curiosamente, quanto maior o número de seguidores do influenciador, menor o desempenho das memecoins que ele promove.

O estudo diz que influenciadores com mais de 200 mil seguidores tendem a ter o pior desempenho, com 39% de retornos negativos após uma semana e 89% de retornos negativos após três meses.

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Por outro lado, influenciadores com menos de 50 mil seguidores apresentaram melhores resultados, com retornos positivos de 25% após uma semana e retornos positivos de 141% após três meses.

“Esses dados sugerem que influenciadores menores podem ter práticas de promoção um pouco mais genuínas, enquanto influenciadores maiores podem priorizar incentivos financeiros em detrimento da qualidade dos projetos que endossam”, ressalta.

Os pesquisadores não conseguiram rastrear tuítes excluídos,e, portanto, a situação real pode ser ainda muito pior.

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